Em dias de chuva forte, ao menos 20 pontos de alagamentos são identificados em Passo Fundo. Espalhados pelos bairros e vilas do município, estas ocorrências estão ligadas, em sua maioria, ao entupimento dos bueiros, que deveriam dar vazão à água, mas que devido à grande quantidade de lixo acumulado, já não suportam a ação. Em uma ação que procura impedir que os resíduos sólidos cheguem até as tubulações, o vereador Marcio Patussi (PDT) sugere a instalação de um sistema de bueiros inteligentes.
O sistema consiste na instalação de um cesto coletor com capacidade de 300 litros, que age como um filtro, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido trazido durante o processo de escoamento. “É uma medida que evita o entupimento dos bueiros e tubulações e, consequentemente, os alagamentos em dias de chuva forte”, explica o parlamentar, que apresentará a proposta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, propondo a celebração de uma parceria público-privada.
A exemplo de outros municípios que já implementaram o sistema, como a cidade de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Governador Valadarez (MG), onde foi possível observar a redução dos problemas causados pela obstrução de bueiros e bocas-de-lobo, Marcio Patussi acredita que a medida, além de ser implementada em Passo fundo, também possa ser acrescentada no Plano de Resíduos Sólidos do município, aprovado em 2018.
“Com o Plano Municipal temos uma legislação que considera a gestão dos resíduos sólidos com ações de curto, médio e longo prazo. Já passou do tempo de Passo Fundo encarar de frente esse problema, implementando, por exemplo, políticas públicas como a dos bueiros inteligente”, sinalizou.