O Bella Città Shopping foi homenageado pelos seus 20 anos, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. “Queremos homenagear a todas as pessoas que acreditaram no que era um desafio para a época e que hoje completa duas décadas”, comentou o vereador Ronaldo Rosa (SD), que organizou a sessão. O Bella Città foi pensado pela família Zaffari e construído no local em que funcionava um pequeno mercado com o nome. “A ideia de construir o primeiro shopping center na cidade foi de meu pai, João Zaffari, que entendia a construção do Bella Città como uma retribuição à cidade de Passo Fundo, que sempre acolheu a Comercial Zaffari da melhor forma possível”, contou Sérgio Zaffari.
Ao iniciar as atividades, no fim da década de 90, o empreendimento contava com serviços de supermercado, lojas e praça de alimentação. Eram mais de 60 espaços, que traziam visitantes e consumidores de toda a região. A principal mudança em sua trajetória despontou em 2007, quando foram iniciadas obras de ampliação. Finalizadas dois anos depois, elas fizeram do Shopping destaque em comércio, varejo, lazer e entretenimento, oportunizando a duplicação do número de estabelecimentos.
Hoje, muito mais que local de concentração de lojas e consumidores, o Shopping é considerado um espaço democrático. Por ele, mensalmente, passam 600 mil pessoas. “Eu acho que é uma via de dois sentidos. Da mesma forma que a família Zaffari é grata a Passo Fundo, Passo Fundo é grata à família Zaffari por apostar e criar possibilidades ao dia a dia dos passo-fundendes”, disse Ronaldo.
Conveniência
Para Sérgio, os espaços de conveniência são um dos fatores responsáveis pelo sucesso do Bella Città nos municípios da região. O empreendimento conta com 115 lojas, duas praças de alimentação, salas de cinema, opções de lazer e entretenimento para todas as idades, além de três andares de estacionamento, com capacidade para mais de 3.600 carros. “A intenção é que o nosso público, que é boa parte vinda de municípios de toda região norte, encontre sempre as melhores novidades”, considerou.
Pensando num conceito multiuso, o Shopping mantém, em seu complexo, duas torres: enquanto uma é direcionada ao funcionamento de salas comerciais, outra é dividida entre apartamentos residenciais e o Ibis Hotel. Para a gerente-geral do Shopping, Nádia Hartmann, existe a necessidade, em qualquer segmento, de ofertar inovações constantes aos consumidores. “O importante é nunca parar. Estamos numa localização privilegiada, no Centro, mas precisamos ir em direção aos novos atrativos para atender às exigências dos clientes”, considerou.
Economia
O impacto na economia municipal também é um fator que soma em destaque ao Shopping. Em números, o Bella Città gera mais de mil empregos diretos e vem crescendo todos os anos: em 2015, a expansão foi de 8%; em 2016, o percentual foi de 8,5%; em 2017, o índice atingiu os 10%; e, em 2018, o crescimento chega a de 9%. “Desejamos que o Bella Città cresça ainda mais e que continue inovando, gerando empregos e desenvolvimento para a cidade, oferecendo as melhores experiências possíveis aos seus clientes e visitantes”, destacou Sérgio.
Responsabilidade
Para a gerente-geral do Shopping, é importante ressaltar que o empreendimento pratica ações sustentáveis, mantendo responsabilidade com o meio ambiente e a cidade. Desde 2016, ele faz parte do mercado livre de energia e utiliza as chamadas fontes limpas de produção. “Ainda, tomamos várias atitudes para destinar corretamente os nossos resíduos, treinando a equipe para que siga com esse pensamento”, avaliou.