O Hospital da Cidade agora tem um novo nome. A mudança para Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), foi decidida em assembleia realizada no último domingo. A transição ocorrerá de maneira gradativa, através de ações de planejamento. A mudança também teve por objetivo integrar as especialidades e serviços do Hospital, nos quais é referência macrorregional, e sua condição de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e de centro de pesquisas. Uma das razões que levou a mudança de nome era a confusão que se fazia com hospitais municipais na hora de buscar verbas em órgãos públicos. A nomeclatura Hospital da Cidade era facilitador para que se entendesse que se tratava de um hospital municipal. “Nos estamos investindo mais em ensino e pesquisa, através das parcerias com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Meridional de Educação (IMED) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Cada vez mais estamos nesse caminho, assim como os hospitais de Clínicas do Brasil, que tem esta conotação”, ressalta o administrador do Hopital, Luciney Boherer. A ideia foi de continuar trabalhando com a logomarca HC para ser identificado de uma forma mais tranquila.
História
Fundado em 1914, com sua primeira nomenclatura, O Hospital de Caridade de Passo Fundo é instituído em 20 de julho para oferecer os mais adiantados processos terapêuticos e cirúrgicos a seus associados e ao povo em geral. A denominação Hospital da Cidade foi adotada em 1960. Consolidando-se como instituição de ensino, em 1998, o HC inicia as atividades do seu programa de residência médica e, mediante convênio com a Universidade de Passo Fundo, os programas de estágios curriculares de diversos cursos de graduação.
Neste ano, o Hospital completou 104 de história reforçando sua identidade comunitária e trajetória de compromisso com 425 municípios da Região Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Com a imagem pública institucional já consolidada, a mudança de denominação para Hospital de Clínicas de Passo Fundo acompanhará a modernização e evolução dos serviços médico-hospitalares e estará alinhada à posição mercadológica da entidade.
Nova Diretoria
Além da alteração estatutária, os Associados elegeram, por aclamação, durante Assembleia Geral Ordinária, realizada na mesma data, a nova Diretoria, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal para o quadriênio 2019 - 2022. A nova diretoria é composta pelo Presidente Dionísio Adelcir Balvedi, 1º Vice-Presidente Paulo Adil Ferenci, 2º Vice-Presidente Omiro Forest Baggio e 3º Vice-Presidente Antonio Augusto Pretto.
O presidente do HC, Dionísio Adelcir Balvedi reiterou o espírito de coletividade presente na entidade, salientando a contribuição de todas as equipes nos desafios superados e futuros “quero agradecer a todos os associados pela eleição tanto do Conselho Administrativo, Fiscal e a Direção e dizer o meu muito obrigado porque até aqui foi o nosso Hospital da Cidade e continuará sendo Hospital HC, como Hospital de Clínicas.” destacou Balvedi. “Agradecemos a cooperação de todos os Associados, todo o corpo clínico do HC, todos os funcionários que sempre foram e continuarão a ser nossos eternos ajudantes” pontuou.
O Conselho Administrativo do HC passará a ser constituído pelos titulares Alberi F. Ribeiro, Clélio E. Sciessere, Nelso S. Trevisan, Roque L. Piovesan, Jesus Almeida, Armando Resende Filho e suplentes Márcio A. Patussi, Tadeu da Rocha Pereira, Paulo Ivan Ferenci, Fernando T. Q. de Oliveira, Édison A. F. Nunes, Nelda Piovesan. Integrarão o Conselho Fiscal do Hospital de Clínicas de Passo Fundo os membros titulares Iedo Almeida, Waldir Luiz Günther, Joel A. Flores de Freitas e os suplentes Wilson de Castro Filho, Derli R. Teles e José de Oliveira Borges.