Programa Escola de Hackers é tema de dissertação de mestrado

A experiência virou tese de dissertação do servidor público João Martins, que coordena o programa a partir do Núcleo de Tecnologia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde 2014 o município de Passo Fundo desenvolve o programa Escola de Hackers, que surgiu como uma iniciativa inédita no Brasil de ensino de programação de computadores e robótica para estudantes das escolas municipais. A experiência virou tese de dissertação do servidor público João Martins, que coordena o programa a partir do Núcleo de Tecnologia ligado à Coordenadoria de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. 

A pesquisa, orientada pelo professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, da Universidade de Passo Fundo (UPF), rendeu não apenas a dissertação, mas também a publicação do livro “Projeto Escola de Hackers como potencializador do protagonismo juvenil”. 

Trabalhando há 22 anos na área de Tecnologia de Informação, João Martins já atuou na parte administrativa da Prefeitura (CTEC) e, atualmente, toma a frente das atividades do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). “Sempre tive uma inquietação para compreender os conceitos básicos e estruturantes das políticas públicas de TI e tentar articular as forças necessárias para obter os melhores resultados no planejamento para o uso pedagógico dessas tecnologias nas escolas da rede municipal de ensino. Essa inquietação foi um desafio estimulante e recompensador, que gerou a minha entrada no curso de mestrado e, consequentemente, a pesquisa no programa do governo municipal Escola de Hackers, que teve muito incentivo do prefeito Luciano e do nosso secretário de Educação, o professor Edemilson”, ressaltou. 

O programa Escola de Hackers tem a intenção de oportunizar um espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático para estudantes de escolas municipais. A definição de hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação.

Entre seus objetivos, busca criar alternativas de utilização para os laboratórios de informática das escolas públicas, proporcionar atividades que visam o desenvolvimento de processos criativos, sistemáticos e colaborativos de aprendizagem e, por fim, fomentar o interesse em torno das áreas de informática e matemática.

O Escola de Hackers é um programa de governo da Prefeitura de Passo Fundo em parceria com Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia surgiu no Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital na Educação da UPF, projeto que migrou para o município.

Gostou? Compartilhe