?"nibus do Hemopasso mobiliza doação de sangue na IMED

Dia D de Solidariedade foi promovido pela IMED em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
As doações costumam baixar nesta época do ano, por isso as campanhas são intensificadasAs doações costumam baixar nesta época do ano, por isso as campanhas são intensificadas
As doações costumam baixar nesta época do ano, por isso as campanhas são intensificadas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma movimentação diferente na frente da IMED Campus Passo Fundo mobilizou além de estudantes, professores e funcionários do quadro técnico-administrativo, a comunidade em geral que passou nas proximidades da instituição durante a manhã desta terça-feira (20), para doação de sangue. O ônibus do Hemocentro Regional de Passo Fundo esteva na IMED recebendo as doações. “Doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, é um procedimento rápido e seguro. Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. Afinal, por meio desse ato, é possível salvar vidas”, comenta uma das organizadoras da ação, a Promotora de Eventos da instituição, Amanda Castellani.


A Assistente Administrativa da IMED, Aniele Auler, aproveitou a vinda do ônibus para doar sangue pela primeira vez. “Meu motivo para doar sangue foi, primeiro o meu desejo de ajudar as pessoas e segundo, a unidade móvel do Hemopasso estar em frente à IMED, o que facilitou muito, sem contar a bela atitude da instituição em estar preocupada com a sociedade”, relata.

 

O Dia D contou com o apoio do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Hemopasso, IMED e com a participação da comunidade. Muitas das pessoas que colaboraram já são doadores assíduos, mas vieram conhecer como funciona a coleta de sangue junto à unidade móvel.


 
Doação de sangue no Brasil 
Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 3,5% a 5% de sua população total. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de doadores regulares não ultrapassa os 2%. Além de necessitar diariamente de 5,5 mil bolsas de sangue, esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e nas férias - períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.


Em Passo Fundo, o Hemocentro Regional fica localizado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, e funciona das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 a 65 anos e pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, além de ter repousado por no mínimo 4 horas antes da doação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-1427.

Gostou? Compartilhe