Uma movimentação diferente na frente da IMED Campus Passo Fundo mobilizou além de estudantes, professores e funcionários do quadro técnico-administrativo, a comunidade em geral que passou nas proximidades da instituição durante a manhã desta terça-feira (20), para doação de sangue. O ônibus do Hemocentro Regional de Passo Fundo esteva na IMED recebendo as doações. “Doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, é um procedimento rápido e seguro. Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. Afinal, por meio desse ato, é possível salvar vidas”, comenta uma das organizadoras da ação, a Promotora de Eventos da instituição, Amanda Castellani.
A Assistente Administrativa da IMED, Aniele Auler, aproveitou a vinda do ônibus para doar sangue pela primeira vez. “Meu motivo para doar sangue foi, primeiro o meu desejo de ajudar as pessoas e segundo, a unidade móvel do Hemopasso estar em frente à IMED, o que facilitou muito, sem contar a bela atitude da instituição em estar preocupada com a sociedade”, relata.
O Dia D contou com o apoio do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Hemopasso, IMED e com a participação da comunidade. Muitas das pessoas que colaboraram já são doadores assíduos, mas vieram conhecer como funciona a coleta de sangue junto à unidade móvel.
Doação de sangue no Brasil
Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 3,5% a 5% de sua população total. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de doadores regulares não ultrapassa os 2%. Além de necessitar diariamente de 5,5 mil bolsas de sangue, esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e nas férias - períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.
Em Passo Fundo, o Hemocentro Regional fica localizado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, e funciona das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 a 65 anos e pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, além de ter repousado por no mínimo 4 horas antes da doação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-1427.