SEBRAE promove Projeto Comprador

Rodadas de negócios entre pequenas e grandes empresas acontecem nesta sexta-feira (23) e integram a programação da feira realizada pela Acisa

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Ao todo, mais de 50 empresas devem participar das rodadas de negociaçãoAo todo, mais de 50 empresas devem participar das rodadas de negociação
Ao todo, mais de 50 empresas devem participar das rodadas de negociação
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As oportunidades de negócios e a interação entre empresas de grande e pequeno porte, motivadas pelas Rodadas de Negócios que integram o Projeto Comprador do SEBRAE/RS, voltam a impulsionar o empreendedorismo regional nesta sexta-feira (23), das 9h às 12h. A atividade faz parte da programação da décima quarta edição da Expoacisa 2018 - feira promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, no espaço do Bourbon Shopping, entre os dias 22 e 25 de novembro.

 

Realizado em parceria com o SEBRAE, o Projeto Comprador representa uma oportunidade de pequenas e grandes empresas conversarem frente a frente e estabelecerem parcerias e fechamento de negócios a curto, médio e longo prazo. Somente no ano passado, a atividade teve a participação de 58 empresas e foram realizadas 143 reuniões de negócios, que geraram uma estimativa de negócios para os 12 meses seguintes ao evento de R$ 1.515.685,95. Para as rodadas na Expoacisa 2018, as inscrições já estão encerradas. Neste ano, estão inscritas cerca de 15 empresas compradoras e quase 40 fornecedoras.

 

Como funciona
Gestor de atendimento regional do Sebrae/RS, Rodrigo Bonfanti explica que, para a realização da iniciativa, as empresas âncoras (de médio a grande porte) participam como empresas compradoras, enquanto as micro e pequenas empresas se apresentam para vender seus produtos ou serviços. “O objetivo é possibilitar que essas pequenas empresas tenham acesso - algo que costuma ser muito restrito - às grandes empresas, em função da estrutura que elas têm, para que possam dialogar e fechar negócios”.

 

Para isso, as grandes empresas realizam um cadastro no projeto, onde sinalizam as necessidades que buscam no mercado (como, por exemplo, comprar equipamentos, insumos, eletrônicos, materiais administrativos, etc). Em contrapartida, as micro e pequenas empresas selecionam por conta própria, dentro dos serviços e produtos que elas oferecem, com quais empresas âncoras cadastradas elas desejam conversar. Concluída essa seleção, uma reunião é marcada dentro da programação da feira entre as duas empresas. Nas rodadas, as micro e pequenas empresas têm cerca de dez minutos para realizar tanto uma apresentação dos seus produtos, quanto uma negociação prévia. Se o primeiro contato for positivo e ambas empresas demonstrarem interesse em estabelecer parceria, elas podem manter contato dali para frente.

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