Iniciam intervenções nos canteiros da Av. Brasil

A construção da ciclovia também esta sendo iniciada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A principal avenida da cidade, a avenida Brasil, está em obras desde março. Com os serviços concentrados no bairro Petrópolis, iniciam nesta semana as intervenções que irão dar forma aos canteiros, à ciclovia e ao caminhódromo. O trecho vai da BR 285 até a avenida Rui Barbosa. 

“Nos canteiros já foi feita a drenagem e a parte elétrica. A partir de agora vamos finalizar os serviços com estruturação dos canteiros, que inclui a ciclovia e o espaço para caminhadas e corridas. A previsão é finalizar este trecho dos canteiros até a primeira quinzena de dezembro, se o tempo permanecer estável”, destaca secretário adjunto de Obras, o engenheiro Gustavo Heurich. Após isso, será feira a sinalização dos passeios laterais. O restante da ciclovia e do caminhódromo será feito conforme a obra avançar. 

As obras da avenida Brasil estão divididas em três projetos: o primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização; o segundo compreende ampliação e substituição da rede de esgoto; e o terceiro inclui melhorias na rede de infraestrutura elétrica. O investimento total será de R$ 17 milhões, incluindo recursos da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento  (PAC) e convênio com a Corsan.

Na parte de pavimentação serão utilizados quatro métodos diferentes, de acordo com a situação atual do pavimento, diagnosticada nos levantamentos técnicos. Em alguns locais, por exemplo, será necessário substituir todo o pavimento, já em outros, apenas a camada de asfalto. Nos pontos de parada de ônibus será executado pavimento em concreto para evitar deformações excessivas.

O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.

A rede de infraestrutura elétrica e lógica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem será modernizada para evitar alagamentos.

Gostou? Compartilhe