Neste ano, a maior feira multissetorial de Passo Fundo traz novidades tecnológicas entre seus mais de cem estandes. Aberta ao público desde a última quinta-feira (22), a 14ª edição da Expoacisa possibilita à população passofundense conhecer de perto dois projetos que impactam diariamente no dia-a-dia da cidade: o serviço de bilhetagem eletrônica, apresentado no estande da empresa de transporte público Coleurb, e a exibição ao vivo das imagens de uma das câmeras de segurança que integram o sistema de videomonitoramento do município, no estande da empresa Connectline.
A feira acontece no Bourbon Shopping até o dia 25 de novembro, com visitação aberta das 10h às 22h, e tem entrada gratuita. As atividades previstas no evento incluem exposição de produtos e serviços, palestras, reuniões de negócios e entretenimento. Estão presentes nos estandes empresas de diversos tamanhos e segmentos produtivos, que englobam os setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio. Na última edição, 25 mil visitantes circularam pelo espaço.
Bilhetagem eletrônica
Na Expoacisa 2018, a Coleurb apresenta à população a experiência da bilhetagem eletrônica. O estande foi montado em parceria com uma empresa de Minas Gerais, que oferece a tecnologia, e permite ao público ter contato direto e em primeira mão com o sistema que deve ser gradualmente instalado no município em 2019. Isto porque o novo edital de licitação do transporte público de Passo Fundo, previsto para ser publicado ainda neste ano, deverá exigir à empresa ganhadora a instalação obrigatória da bilhetagem eletrônica. O assunto também será pauta de uma palestra no local, às 14h30min deste sábado (24).
Formado basicamente por um validador - um aparelho que fica acoplado em um balaustre junto à catraca - e um cartão pré-pago, o sistema promete agilidade aos passageiros. “Com a bilhetagem eletrônica, o passageiro não precisa carregar vales-transportes e nem dinheiro. Ele recarrega online ou em um posto de atendimento o cartão com o valor desejado e, dentro do ônibus, aproxima o objeto do validador para que ele faça a leitura e destrave a catraca”, explica a executiva de negócios da empresa fornecedora, Andrea Trede. A iniciativa pode refletir ainda na queda do número de casos de assaltos a ônibus, recorrentes no município, uma vez que com o uso da bilhetagem eletrônica o fluxo de dinheiro vivo dentro dos veículos é menor. No entanto, segundo Andrea, mesmo com o novo edital e a instalação do sistema de bilhetagem, a frota de ônibus do município deve continuar contando com o funcionário cobrador, para que os passageiros ainda possam pagar pela passagem dentro do ônibus, se assim desejarem.
Projeto Guardião
No estande da Connectline, empresa que atua em Passo Fundo graças ao Projeto Guardião, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o serviço de videomonitoramento presente no munícipio. A demonstração é feita a partir da transmissão ao vivo, via internet, de uma das câmeras instaladas na Rua Independência com a Bento Gonçalves. “A intenção é mostrar, principalmente à comunidade, a eficiência das câmeras. Aqui nós exibimos através da internet, mas nas ruas a transmissão das imagens é feita por fibra ótica, então não há quedas, funciona 24 horas por dia e a imagem tem alta definição”, explica o analista de redes Marcelo Soares.
Hoje, por meio do Projeto Guardião, o município conta com 24 câmeras de vigilância em funcionamento, mas a intenção é que mais de 300 sejam instaladas no total. A iniciativa visa reduzir os índices de criminalidade com a ajuda do sistema de videomonitoramento, já que a alta tecnologia permite a gravação de imagens em HD que podem ser arquivadas por até 30 dias, auxiliando assim na prevenção e elucidação de crimes. O sistema fica sob responsabilidade da Brigada Militar e conta com espelhamento na Polícia Civil. “Ontem, 24 telões de 50 polegadas foram instalados também no quartel da Brigada Militar”, conta Marcelo.
Através do sistema, os agentes podem acessar, pesquisar, gravar e acompanhar em tempo real imagens de qualquer câmera. O projeto é resultado de um trabalho realizado em conjunto do município com as entidades e órgãos públicos e privados de Passo Fundo.
Rodada de Negócios
Na manhã de sexta-feira (23), foi momento de conversar, estabelecer parcerias e fechar negócios através do projeto Rodada de Negócios, uma parceria entre Expoacisa e SEBRAE. Estavam presentes empresários de 13 empresas compradoras e 41 vendedoras.