Quem percorreu as ruas centrais de Passo Fundo nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, presenciou o movimento intenso motivado pela Black Friday. A campanha de vendas, que surgiu nos Estados Unidos e se popularizou através da internet, proporcionou ofertas e condições especiais de pagamento aos consumidores.
Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak, a expectativa é que a Black tenha registrado 8% de crescimento em relação à edição do ano passado. Para ela, a campanha é uma grande oportunidade para lojistas e consumidores. “Para quem compra é uma oportunidade de aproveitar os preços baixos nas lojas que aderem à campanha. Já para os lojistas, é uma oportunidade de vender mais e obter ótimos resultados neste final de ano, época tão importante para o comércio”, destaca.
De acordo com a presidente, em 2018 foram mais de 100 empresas participantes na Black Friday CDL. Os materiais gráficos nas cores preto e rosa identificaram as empresas que ofereceram descontos e condições especiais de pagamento. Os segmentos e produtos em oferta foram os mais variados. Entre eles, confecções, calçados, cosméticos, acessórios, presentes, óculos, joias, materiais de construção, móveis e eletrodomésticos.
A campanha
A tradição da Black Friday surgiu nos Estados Unidos. A data ocorre tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e é conhecida por marcar o início das compras de Natal. A primeira Black Friday brasileira ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 no comércio online. Nos anos seguintes, o varejo físico aderiu a campanha e, em Passo Fundo, a Black Friday promovida pela CDL e teve sua primeira edição em 2014.