OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os recalcados
Desde guri, ouvi muitas vezes alguém ser chamado de recalcado. A expressão tem muitos significados, da física à psicologia, o que lhe garante o sofisticado rótulo de polissêmica. Calcado nas lembranças que já passaram pelos meus neurônios, tenho uma concepção própria que liga seus múltiplos conceitos. A água represada tem uma energia que pode provocar tragédias. O mesmo ocorre com as frustrações, decepções e rejeições da vida. Quando acumuladas também representam um perigo. Observem que aquelas pessoas cheias de rancor ou mal resolvidas estão carregadas com uma força vingativa. Sorrateiramente, agem contra tudo e querem o pior para os outros. São de fato pessoas recalcadas, pois represaram toda a maldade que vivenciaram. Não abriram as suas comportas para o desabafo ou o perdão. Guardaram o ódio e são manipuladoras. Os recalcados são perigosos e buscam o topo para o exercício do maniqueísmo, pois alardeiam o bem para fazerem o mal. Silenciosamente, buscam espaços na sociedade para descomprimir a mola do rancor. Quanto mais poderosos, mais perigosos. Física, sociologia e lógica. Cuidado com os recalcados!

Falta uma luzinha

Na esquina da Avenida General Netto com a Rua Moron, a sinaleira tem um ciclo em que o fluxo de veículos é interrompido nos dois sentidos. É um tempinho dedicado aos pedestres. Isso é ótimo, pois permite um momento exclusivo para quem deseja ir de um lado da calçada para o outro. Agora só falta avisar aos pedestres, pois, infelizmente, quem vai atravessar a pista não sabe quando é o momento. O problema é que as sinaleiras para pedestres ainda não foram repostas naquele cruzamento. Aí fica difícil saber quando pode ou não pode atravessar. O tempo existe, mas não tem indicativo.


Bruxo
Mais uma vez, em suas previsões de final de ano para O Nacional, o espiritualista Carlos Magno Berra acertou no alvo. No esporte indicou mudanças favoráveis no comando do futebol passo-fundense. Disse que a Seleção Brasileira correria o risco de “um dinheiro” atrapalhar e não venceria a Copa do Mundo. Magno, foi ainda mais preciso em relação à dupla Gre-Nal. “Inter favorecido e grandes alegrias para o Grêmio”. Não deu outra, pois o Inter fez boa temporada e o Grêmio ergueu duas taças. Agora, já estou ansioso no aguardo da leitura dos búzios para 2019.

Aracaju
Alguns dias de férias e dei um pulo rápido até Aracaju. Uma viagem com duas ótimas notícias. A primeira foi que o avião decolou e pousou normalmente em Passo Fundo. Ufa. A segunda foi que conheci um pedaço maravilhoso do Nordeste. Gente receptiva e muito educada, paisagens deslumbrantes, comida deliciosa e preços muito convidativos. Em suas lindas praias, eles exploram o turismo sem explorar o turista. Belezas e encantos não faltam por lá. Fiquei apaixonado. Vou voltar.

Vacina
A vida é livre, leve e solta até o momento em que a idiotice do ser humano entra em cena. Mas, quem sabe um dia, a constante evolução da ciência permita a descoberta de uma vacina contra a idiotice. Não custa nada sonhar.

Trilha sonora
Ao violão a croata Ana Vidovic e a obra clássica do espanhol Isaac Albéniz: Asturias.

Gostou? Compartilhe