“Significou tudo na minha vida. Eu não podia nem trabalhar, e agora eu vou poder voltar e levar uma vida mais saudável de novo. Eu já estou recuperado. Acho que em poucos dias eu volto a caminhar sem o andador e as muletas e eu estou muito feliz. To muito realizado”. Essa é sensação de José Carlos Cabral. O vendedor autônomo de Xaxim, Santa Catarina, passou pela cirurgia de quadril, no dia 10 de novembro, e ontem (27) voltou a Unidade 2 do Hospital São Vicente de Paula (HSVP), junto com outros pacientes para realizar a consulta de revisão.
O Mutirão da Cirurgia de Quadril, é uma iniciativa da Prefeitura de Xaxim, via processo licitatório, para a realização de 30 cirurgias de alta complexidade. Até o momento, 16 pacientes já foram operados e agora seguem em recuperação. O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) que atua no HSVP Unidade 2, a partir do preenchimento dos requisitos do processo, foi classificado para prestar esse serviço ao município de Xaxim.
A ação visa beneficiar a qualidade de vida dos pacientes, que muitas vezes ficam com a mobilidade comprometida, além de incentivar outros municípios a melhorar a saúde de seus habitantes. “A cirurgia é uma prótese total de quadril primária, não cimentada, onde o paciente depois de fazer uma consulta pré-cirúrgica e se avaliada as condições pelo cirurgião do quadril, ele ingressa no Hospital, realiza o procedimento, colocando a prótese. Recuperação e alta hospitalar são rápidas: no primeiro dia do pós-operatório o paciente já consegue sentar. No segundo dia ele caminha e, no terceiro dia, ele já pode receber alta, retornando posteriormente ao Hospital em torno de 15 dias para a retirada do pontos e consulta pós-operatória” explica o diretor administrativo da Unidade 2, José Carlos Nascimento.
O município de Xaxim possui cerca de 30 mil habitantes. Segundo o secretário de saúde, Davi Provenzi Machado, existia pacientes há 12 anos esperando por uma cirurgia do Estado, que não se concretizava. “Com a licitação, nós conseguimos zerar a fila de cirurgia de quadril, trazendo uma melhor qualidade de vida para todos os pacientes. Alguns já estavam acamados devido a patologia e o grau do problema do quadril”, disse.
“Eu via o sofrimento dessas pessoas, durante as visitas que eu realizada e nos trabalhos da Câmara. A maioria que fiz a cirurgia de quadril chorava de dor e muita gente não conseguia dormir deitado, porque a dor aumentava muito e eles não agüentavam. Dormiam sentados ou de joelhos. Eu vi que era uma necessidade muito forte para encaminhar esse pessoal para cirurgia. Fizemos um trabalho forte em cima da administração pública para aceitar enxergar essa situação, e a sensibilidade de ajudar essas pessoas para fazer essa cirurgia e aliviar a dor dos pacientes e de suas famílias”, relata o vereador de Xaxim, Inácio Luiz Bracht.
Os médicos ortopedistas Luiz Henrique Penteado, Gabriel Knop, Tercildo Knop e Samuel Faccioni, são os responsáveis pelos procedimentos. ”Em função da grande crise do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios estão utilizando recursos próprios para garantir o ingresso dos pacientes em procedimentos de alta complexidade. A eficiência dos nossos médicos representa uma redução na espera de, aproximandamente, cinco a sete anos na fila do SUS. Representa qualidade de vida, representa ausência de dor, e representa fundamentalmente a iniciativa do município de Xaxim em garantir o acesso desses pacientes a esses procedimentos”, salienta o administrador da Unidade 2.
Deslocamento
O deslocamento dos pacientes é feito através de um ônibus leito, que a Prefeitura de Xaxim possui contrato licitado com uma empresa do município. O ônibus traz os pacientes até Passo Fundo, aguarda as consultas e os exames complementares, para voltar ao município. Os pacientes sempre estão acompanhados por um profissional da saúde.
Outros procedimentos
A ideia da Secretaria de Saúde de Xaxim é manter processos de licitação para cirurgias de coluna e cirurgias de prótese de joelho. “Para se ter uma ideia, no nosso município tem 298 pessoas esperando cirurgia de coluna pelo Estado de Santa Catarina. A gente sabe que não é dever do município, e sim do Estado, mas vendo a grande demanda e o deficit de saúde dessas pessoas na nossa cidade, resolvemos fazer essa ação e licitar essas cirurgias”, finaliza o secretário de saúde de Xaxim.