Trimestre é de elevação gradativa na oferta de emprego

41% dos empregos foram criadas no mês de outubro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agosto, setembro e outubro foram de ótimos resultados na geração de emprego em Passo Fundo. Nos três meses o município ficou entre os cinco maiores geradores de vagas formais de trabalho no estado do Rio Grande do Sul. Do saldo de 834 vagas criadas no ano de 2018, 752 foram no último trimestre, sendo que 41% foram criadas no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados esta semana.

Estes índices refletem o resultado do trabalho realizado pela administração municipal na busca de investimentos na geração de emprego em Passo Fundo. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o município esperava uma reação positiva forte na geração de emprego em virtude desses empreendimentos anunciados e concretizados. “Nós haveremos de ter um resultado positivo também em novembro e dezembro, porque haverá ainda contratações, especialmente dos dois investimentos, que são o Passo Fundo Shopping e a Havan”, afirma.

O secretário projeta que os reflexos nos próximos meses deverão ser ainda mais positivos: “temos a expectativa de que passem dos mil os empregos formais gerados no ano de 2018, que é um ano de plena crise, de dificuldade. Mas em que pese tudo isso, através da iniciativa da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está se concretizando o que é fruto de um trabalho de busca e de atração de investimentos em uma cidade que tem a capacidade de oferecer vários indicadores robustos, que a valorizam aos olhos dos investidores”, avalia.

Entre as cinco melhores
Nos últimos três meses Passo Fundo vem figurando entre os cinco municípios gaúchos com melhor resultado. Em agosto, ficou na quinta posição, com saldo de 149 empregos. Já em setembro, foram 260 vagas, o que garantiu a terceira colocação. E em outubro as 343 vagas criadas deram ao município a quinta posição, ficando atrás apenas de Porto Alegre (1.437 vagas), Caxias do Sul (640 vagas), Rio Grande (364 vagas), Pelotas (363 vagas).

Os números
Em outubro os dados do Caged apontam um saldo de 343 vagas formais de trabalho em Passo Fundo. O melhor resultado foi do comércio, que teve um saldo de 247 vagas e crescimento de 1,44%. Na segunda posição está a indústria de transformação, que criou 47 empregos formais. E em seguida aparece o setor de serviços, com 35 vagas.

No mês imediatamente anterior o saldo positivo foi de 260 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os setores que mais contribuíram para este saldo foram a indústria de transformação, o comércio e os serviços. O comércio foi o melhor, com um aumento de 136 vagas em setembro deste ano. Na segunda colocação está o setor de serviços, com a criação de 90 vagas, seguida da indústria de transformação, com 85 novos postos de trabalho com carteira assinada.

No demonstrativo anual, Passo Fundo soma a criação de 834 empregos. O melhor resultado no período é do setor de serviços, que criou 457 vagas. Na segunda colocação está o comércio, com saldo de 249 vagas. Em terceiro lugar vem a indústria de transformação, que criou 104 vagas ao longo do ano de 2018.

Gostou? Compartilhe