A realidade de quem vive nas áreas periféricas de Passo Fundo nem sempre é reconhecida por boa parte da população. Especialmente no que diz respeito às crianças e aos adolescentes, o acesso à educação, cultura, ao esporte e à inclusão social nem sempre é fácil. Há quase dois anos, a inauguração da Central Única das Favelas (Cufa) no município tem influenciado direta e positivamente na realidade de muitos jovens passo-fundenses. Já há resultados a serem comemorados, mas eles podem ser ainda maiores. A colaboração da sociedade será um ponto determinante desta ampliação.
A Cufa tem como objetivo oferecer perspectivas de inclusão social; promover atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania – contribuindo para o desenvolvimento humano e social dos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em Passo Fundo, a entidade conta com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário no que diz respeito ao trabalho com as crianças e adolescentes. Além disso, há empresas que são parceiras e colaboram com o trabalho, profissionais que atuam como voluntários em oficinas, além das escolas que acolheram a iniciativa e a Prefeitura.
Um projeto, muitas vozes
Uma das ações desenvolvidas e que tem se destacado é o Coral da Cufa - Valinhos. Realizado no Bairro Valinhos, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sebastião Rocha, conta com aproximadamente 40 crianças que participam da oficina ministrada pela professora Débora Samora. “Estou muito feliz com o resultado da oficina, confesso que não esperava tanto, sem dúvida eles me surpreendem. Agradeço o carinho da Cufa e da Escola por acreditarem no meu trabalho”, conta a voluntária sobre o desenvolvimento do grupo. “A Cufa veio para fazer a diferença na vida destas crianças e me sinto lisonjeada em poder construir junto essa história”, comemora Débora.
O projeto oferece aulas de Coral de forma gratuita. Apesar das atividades do grupo já estarem em andamento, é possível que interessados se inscrevam, diretamente na escola. A intenção da entidade é de iniciar oficinas de coral em outros bairros, a fim de ampliar as possibilidades de participação. “Temos como objetivo ampliar nossas ações com o tempo, a passos certos, iniciando projetos que consigam se perpetuar na comunidade”, afirma Guilherme Barreto, coordenador da ONG em Passo Fundo.
A Cufa
A Central Única das Favelas é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Há cerca de dois anos, a partir de um convite feito pelo coordenador da organização em Frederico Westphalen, Junior Torres, foi instalada a Cufa Passo Fundo. Desde então, a ONG busca firmar parcerias de trabalho voluntário de profissionais em diversas áreas e também com empresas. Empresas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido e que tenham interesse em colaborar, por meio de leis de incentivo vinculadas aos projetos, podem contatar a coordenação da entidade pelos telefones (54) 98110-8085 com Guilherme Barreto, ou pelo número (51) 99797-5126, com Marcelo Godoy.
Cinema itinerante
A exemplo de 2017, em que a Cufa Passo Fundo realizou sessões de cinema por meio do projeto “Cinema Itinerante”, estão sendo organizadas para o mês de dezembro duas exibições. Por meio do projeto, é instalado um cinema ao ar livre, com um telão de 10mx9 metros. Neste ano, as exibições devem ocorrer durante as atividades do Natal Ecológico do Boqueirão Legal e na Cohab Secchi, em datas ainda a serem definidas. Em 2017, o evento da Cufa arrecadou alimentos não perecíveis que foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Pré-Vestibular Popular e Comunitário
Outra ação que contou com o apoio da Cufa foi o Cursinho Pré-Vestibular Popular e Comunitário UPF, que atendeu mais de 100 alunos e contou com aproximadamente 24 voluntários. O foco do projeto foi direcionado a alunos em vulnerabilidade social, para que estes pudessem ter acesso a um curso pré-vestibular preparatório para o Enem e para provas futuras, a fim de favorecer o ingresso no ensino superior.