OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Teatro

O Grupo Ritornelo de Teatro embarca neste final de semana para mais um importante festival de teatro do país: a XI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A programação é gratuita, diversificada e compõe um painel do teatro de rua nacional ao reunir grupos do nordeste, sul e sudeste, incluindo companhias da capital, região metropolitana e interior paulista.  Idealizada e realizada pelo grupo O Buraco d’Oráculo, desde 2002, a Mostra chega à sua décima primeira edição como uma atividade do projeto Buraco 20 Anos: da (r)existência na rua à poesia em cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O Grupo Ritornelo irá com seu espetáculo Faixa de Graça e se apresenta nesse domingo (2), às, 15h na Praça Guanambi. A peça estreou em 2014 e já rodou em todas as capitais da região sul.

 

Fies

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado para dia 28 de dezembro de 2018. Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento. O estudante que precisar alterar informações no contrato, como a troca de fiador, deve comparecer a uma agência da Caixa. Nesse caso específico, o aluno deverá comparecer com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

 

Mudança no atendimento I

Atualmente, a população que necessita de qualquer orientação sobre tributos, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), tem dois locais de atendimento: a Prefeitura de Passo Fundo e a unidade externa da Secretaria de Finanças. Buscando qualificar o atendimento, a partir do dia 3 de dezembro, o serviço ficará centralizado na unidade, que fica na rua Antônio Araújo, 1002, no antigo prédio da Justiça do Trabalho.

Mudança no atendimento II

De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, a medida busca otimizar o atendimento e melhorar a estrutura. “Os guichês aqui da Prefeitura serão transferidos para a unidade. Qualquer dúvida que o cidadão tiver, principalmente sobre tributos como IPTU e ISS, os mais comuns, poderão ser esclarecidas na unidade da Antônio Araújo”, explicou. Na sede da Prefeitura permanece apenas o gabinete da Secretaria de Finanças e os setores de trabalho interno, referentes à área.

Informações

Secretaria de Finanças – unidade

Rua Antônio Araújo, 1002

(54) 3311-4222

 

Febre aftosa I

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado para o dia 10 de dezembro. A prorrogação aconteceu em função da falta da vacina no comércio agropecuário de algumas regiões do estado. Nem mesmo as distribuidoras tinham o produto para comercialização. A coordenadora do Programa de Combate à Febre Aftosa no RS, Grazziane Rigon explicou que a falta ocorreu porque, a partir do ano que vem, a vacina sofrerá alteração. Com isso, as agropecuárias compraram poucos produtos, temendo ter que se desfazer dos estoques que não terão mais validade em 2019.

Febre aftosa II

Grazziane Rigon ressaltou a importância da vacinação e explicou que o Ministério da Agricultura tem um planejamento para a retirada da vacina. O prazo para o Rio Grande do Sul é 2021. Na campanha deste ano, o estado já vacinou 60% do rebanho. Esse número deve ser maior, porque os pecuaristas tinham até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação. Com a ampliação do prazo para a vacina até o dia 10 de dezembro, a data para a comprovação também se estende e vai até o dia 17.

 

Câncer de Pele

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), realizam neste sábado (1º) ações de prevenção do Câncer de Pele. A residência médica em Dermatologia da UFFS e o Hospital promovem ações no Ambulatório de Dermatologia, antigo quartel. Das 9h às 15h, médicos, acadêmicos e profissionais estarão disponíveis para sanar dúvidas, realizar exames preventivos e orientar a população gratuitamente. Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.

Gostou? Compartilhe