A inauguração do Passo Fundo Shopping impactou na necessidade de a Prefeitura repensar o trânsito na região. A área, que já concentrava muitas atividades comerciais, não dispõe de vagas de estacionamento suficientes, o que levou comerciantes e moradores a reivindicarem ao poder público tentativas para amenizar o problema. Nesta quinta-feira (29), os vereadores Leandro Rosso (PRB), Gleison Consalter (PSB), Ronaldo Rosa (SD) e Renato Tiecher (PSB) se reuniram com a comunidade e secretários municipais para intermediar uma solução. A reunião, convocada por Rosso, foi um canal direto para debater o trânsito do local e avaliar possíveis medidas que possam desafogar as vagas de estacionamento.
A comerciante Rose Cristo esclareceu que os empresários se mobilizaram porque têm perdido clientes. Segundo ela, trabalhadores do Shopping chegam no início da manhã, estacionam os veículos e os retiram somente à noite, comprometendo inúmeras vagas. “As vendas dos lojistas estão despencando. O motivo é falta de estacionamento. Os clientes não encontram um lugar para estacionar e vão embora”, descreveu.
Evidenciando preocupação, os comerciantes apresentaram uma série de ideias para melhorar a situação, articulando com a Prefeitura a possibilidade de serem executadas. Entre elas, estão a demarcação de estacionamento rotativo pago na Avenida Presidente Vargas, de estacionamentos oblíquos nas ruas Albino Lazaretti e da Brigada Militar e de vagas para motocicletas. Ainda, integra os pedidos a mudança da estação das bicicletas compartilhadas da Avenida Presidente Vargas, o que permitiria a criação de novos espaços para estacionar.
Sobre o estacionamento rotativo pago, o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, informou que a questão já é discutida pela Prefeitura, seguindo um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “O prefeito, Luciano Azevedo, solicitou um estudo do que pode ser feito na região. Não só nas ruas principais, mas nas redondezas. O estudo será realizado e apresentado em dezembro”, pontuou.
O secretário adjunto da Secretaria de Obras, Gustavo Heurich, complementou que a Secretaria de Planejamento do município está, há um ano, fazendo a revisão do Plano Diretor, documento que determina todos os índices de construção e o regramento de evolução da cidade. Conforme ele, o estacionamento rotativo está dentro das propostas de reavaliações. “O Plano Diretor identificará áreas da cidade mais densas, as estritamente residenciais, mistas, de comércio. E cada uma delas tem características de funcionamento. Em cima dessas caracterizações, serão determinados valores de estacionamento diferenciado. Já foi definido que haverá tarifa diferenciada para determinadas áreas da cidade”, comentou.
Quanto ao estacionamento oblíquo, Heurich destacou que o modelo está sendo removido da cidade, por riscos de acidentes e por prejudicar o fluxo de veículos durante as manobras. “Ele não é recomendável, tecnicamente falando, em parte nenhuma do município, mesmo que não tenha movimento na rua. Temos orientações técnicas sobre isso”, explicou.
A modificação do ponto das bicicletas compartilhadas da Avenida Presidente Vargas já é alvo de análise. Segundo o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, a alteração será discutida com a empresa que presta o serviço. “É preciso que a troca seja para um local estratégico e que não saia do planejamento de ter uma estação na São Cristóvão”, justificou.
Com relação ao estacionamento para motocicletas, o secretário de Segurança apontou que essa é uma inserção “mais simples”. Dessaforma, se comprometeu em trabalhar na realização de um estudo para verificar o lugar mais apropriado para receber a demarcação.
Com as possibilidades de as sugestões serem atendidas pela Prefeitura, os comerciantes reiteram a urgência. De acordo com eles, uma das datas mais prósperas para o comércio, o Natal está chegando e é importante que avanços sejam concretizados até lá.
Atenção do Legislativo
Antes de a reunião ser promovida, já atentando às preocupações dos empresários e moradores da região, o vereador Leandro Rosso (PRB) oficializou uma Indicação para a colocação de um estacionamento rotativo pago na Avenida Presidente Vargas, entre o Atacado Compre Bem e a Paróquia São Cristóvão. O pedido foi encaminhado no último dia 20.
Conforme o parlamentar, neste local, há cerca de 100 estabelecimentos, que devem receber atenção da Prefeitura. “A Avenida presidente Vargas tem fluxo intenso e é um ponto economicamente importante para o nosso município. Se os comerciantes perderam, a nossa cidade também perde. Por isso, precisamos intervir para garantir mais vagas de estacionamento”, considerou.