OPINIÃO

Faltou pouco

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A expectativa de o Alto Uruguai gaúcho em eleger um deputado federal não logrou êxito em sete de outubro. Os esforços da direção regional do MDB na candidatura de Paulo Polis, que após ter sido eleito e reeleito prefeito de Erechim, trocou o PT pelo MDB, não foram suficientes. O ex. prefeito da Capital da Amizade ficou na segunda suplência.

 

II

Na disputa ao Piratini no segundo turno, as principais lideranças do MDB utilizaram as redes sociais pedindo votos a José Ivo Sartori (MDB), derrotado por Eduardo Leite (PSDB). Dentre os argumentos, em prol da reeleição de Sartori, a possibilidade de Polis chegar já em fevereiro de 2019 à Câmara, com a nomeação de deputados no primeiro escalão do governo do Estado.

 

III

O convite feito na quarta-feira (28) pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ao deputado federal Osmar Terra (MDB), para integrar o futuro governo como Ministro da Cidadania ascendeu uma luz no fim do túnel. Primeiro suplente da bancada do MDB/RS na Câmara Federal para a legislatura 2019 - 2022, o deputado Darcisio Perondi (MDB) vai ocupar a vaga do correligionário e Polis passa de segundo para primeiro suplente.

 

IV

Vice-líder e integrante da tropa de choque do presidente Michel Temer (MDB), Perondi teve grande visibilidade na imprensa. Nem a vitrine na mídia e tão pouco as inúmeras emendas destinadas a municípios garantiram os votos necessários para a reeleição. O ex. prefeito de Ijuí contabilizou nessa eleição minguas 38.819 votos.

 

V

O ex. prefeito de Erechim recebeu 37.012 votos, 1.807 votos a menos do que Perondi. Numa conversa durante a campanha Paulo Polis disse a este escriba que esperava receber ao menos três mil votos no município de Getúlio Vargas. Ele recebeu 2.520 votos nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral: Getúlio Vargas 1.002, Estação 584, Erebango 183, Ipiranga do Sul 371, Sertão 268, e Floriano Peixoto 106.  

 

Curtas:

# Nos dias 29 e 30 de novembro o  prefeito Maurício Soligo (PP) participou do curso “Lideranças e Ações de Governo”, promovido e financiado pela Fundação Milton Campos.

 # O curso aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e o convite para participar desta capacitação foi da Senadora Ana Amélia Lemos (PP).

# O município de Estação recebeu nota máxima no Programa de Integração Tributária ao lado de outros três municípios do RS.

# O destaque é resultado do trabalho realizado pelo setor de tributos e Programa Municipal de Educação Fiscal de Estação, junto as escolas e comunidade.

# O prefeito de Erebango gravou um vídeo nesta semana junto a ERS-135, aonde a EGR deverá construir o trevo de acesso a sede do município.

# Dentre os argumentos de Tomazini (PPS), a espera de mais de três décadas pela obra e o grande fluxo de veículos pela rodovia o que dificulta e coloca em risco os motoristas.

# Há menos de duas semanas o chefe do executivo erebanguense recebeu o projeto da obra e a promessa que a mesma seria realizada em 2018.

 

 Dito & Feito:

A ex. prefeita Cirilde Braciak (PP), de Estação, declinou do convite recebido para assumir a Secretaria Municipal de Educação. O assunto dominou a rádio corredor nos últimos dias, e a cópia da missiva, devidamente protocolada no paço municipal, compartilhado na rede. 

Gostou? Compartilhe