Conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) foi o tema da abordagem organizada por militantes do coletivo Plural LGBT+ durante a noite de sábado (1º), Dia Internacional de Combate ao HIV/Aids. A ação, que percorreu bares, restaurantes e casas noturnas da rua Independência, distribuiu adesivos com o selo da campanha, além de preservativos masculinos e femininos e lubrificantes.
Segundo os integrantes do Plural, a ideia é aproximar o coletivo LGBT+ da sociedade, estimulando o diálogo com diferentes setores e ampliando o alcance das atividades promovidas pelo grupo. “Foi uma ação bastante importante para lembrarmos que a epidemia de HIV/Aids ainda é uma realidade. É fundamental que possamos dialogar com as pessoas, pois embora Passo Fundo venha obtendo resultados positivos na redução da transmissão vertical (da mãe para o bebê) do vírus, outros grupos permanecem com altas incidências de infecção, principalmente os jovens de 18 a 24 anos de idade”, relatou um dos militantes do grupo e estudante de medicina, Caio Gabriel Garcia.
Ainda conforme Caio, a recepção do público a atividade foi positiva. “Conseguimos estabelecer uma relação muito boa com os jovens que estavam na rua e nos bares. Falamos sobre o uso dos preservativos, a importância da prevenção, realização periódica dos testes e, ainda, esclarecemos dúvidas sobre as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite e sífilis”, observou ele.
Nas ruas, o público aprovou a iniciativa. “Acho que foi muito interessante, porque tem poucas iniciativas como esta que o Plural está fazendo. Ouvir informações sobre formas de prevenção é sempre útil”, comentou um dos estudantes que recebeu o material entregue pelo Plural LGBT+. O grupo deve promover outras iniciativas semelhantes.