OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Degraus mágicos

Domingo, observei a mescla do medo com a satisfação de um menino ao colocar o pé numa escada rolante do Bella. Sisudo no início e sorridente ao final, tudo indica um primeiro passeio. As escadas rolantes fazem parte do cotidiano para nos propiciar conforto. A primeira em Passo Fundo foi instalada pelas Lojas Renner, nos anos 1980, na esquina da Moron com a Fagundes. Era o máximo e a piazada dava um dedinho para andar na novidade. Na década seguinte, novamente a Renner, instalou uma escada rolante na esquina onde agora é o Shopping da Praça. Hoje encontramos escadas rolantes em vários shoppings, estamos habituados e convivemos em harmonia com esse tipo de elevador sem portas. Porém, não importa a época, a novidade e o desconhecido são invariavelmente atrativos. Comigo não foi diferente. Lá no começo dos anos 1960 meus pais me levaram a Porto Alegre. Um impacto para este guri, nascido e criado no antigo 8º Distrito – já então Erechim. Nunca tinha visto tanta gente numa calçada e, assustado, esbarrava nas pessoas e reclamava. Então fomos às Lojas Americanas, onde fui apresentado à famosa escada rolante. Mesmo após repetitivas orientações, entrei desequilibrado e só não caí graças ao apoio da mão paterna. Com os olhos encantados, na saída tropecei e caí. Estava batizado, mas feliz. Afinal, quando o receio e a emoção se misturam é pura adrenalina.

Aeroclube

O Aeroclube de Passo Fundo tem novo comandante. Na sexta-feira, 30/11, foi realizada a eleição da diretoria que estará na cabine de comando durante o biênio 2018-2020. O novo presidente é Miguel Martins Dionissa, substituindo a Cláudio Seibert que agora será o vice-presidente. Desde 1940, o Aeroclube vem formando pilotos e prestando muitos serviços à comunidade. Nos últimos anos, mais de 30 pilotos brevetados em Passo Fundo ingressaram em empresas de linha aérea. Além de ensinar a voar, seus instrutores e pilotos podem palestrar em escolas, entidades ou para aqueles que necessitam conhecimentos básicos sobre aviação. Eles são muito didáticos. Até porque o Aeroclube é uma grande escola.

Iracélio

Final de ano representa a altíssima temporada para Iracélio, nosso conhecido Turcão, em suas múltiplas frentes de atuação. No transporte executivo ou no comércio exterior, a demanda maior vem das festas empresariais. Sábado, em rápida passagem pelo Oásis, Iracélio reclamou da oscilação da temperatura em dezembro. “Boto a gravata e me dá um calorão. Tiro a gravata e fico com frio. Assim não dá pra trabalhar”.

Espresso

“A primeira Coca-Cola foi, me lembro bem agora, nas asas da Panair..” Como em Conversando no Bar, de Fernando Brant e Milton Nascimento, a minha primeira Coca-Cola Espresso foi nas asas da Azul. Ao receber a latinha observei que ao invés de expresso estava escrito espresso, com ‘s’. Como poderiam cometer um erro desses? Achei muito estranho e, desnorteado, devo ter pensado em extranho com ‘x’. Pois bem, a bebida vem com sabor de café expresso, que é de origem italiana: ‘espresso’. Justa homenagem, mas é tudo uma questão de expressão, pois por aqui o café continua expresso.

Trilha sonora
Elis Regina – Conversando no Bar
Use o link ou clique:
https://bit.ly/2U7zllZ

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe