Será nesta sexta-feira, no Teatro do Sesc, a quarta edição do Ricordi D’Itália – in concerto. Égrupo de coralistas amadores que vêm cultivando canções italianas com muita dedicação e vontade há quatro décadas. A capacidade e desvelo voluntarioso da DrªGlaci Bortolini é a expressão de uma existência que prima essencialmente pela cooperação no propósito cultural e artístico. O esforço espontâneo é de todos em fraternidade. A história da música italiana carrega conteúdo e emoção de muitos descendentes que chegaram ao nosso país, vindos da bela e sofrida Itália. Assim, o espetáculo traduz sentimentos e parte da vida nos sucessos musicais orientados e ensaiados pelos maestros Davi Reginatto, Teresinha Fortes Braz, e a celebrada pianista Márcia Oltramari. Ingressos à venda na Secretaria da Catedral, ou pelos fones: 9 9912 1585/ 9 9931 1076. Será espetáculo maravilhoso!
Trabalho
A mão de obra do trabalhador, aliada à tecnologia e empreendedorismo, forma o cerne da almejada luta para melhor norte à vida dos brasileiros. Observa-se nos momentos de inauguração de obra da construção civil, em que o operário que assentou tijolo por tijolo não é citado nas loas de mais um êxito do empreendimento. É lembrado apenas nos palanques eleitorais sem o merecido respeito pela sua real significação. Também não se vê, entre as figuras que são projetadas entre os heróis de justas conquistas. Há uma legião de trabalhadores fiéis ao capital. E sabemos do valor desta grande maioria que leva adiante sua família, defendendo o pão e as necessidades básicas, num verdadeiro milagre de sobrevivência familiar.
Memória e conquistas
A supressão do Ministério do Trabalhodesbanca mística de uma longa história de lutas pelo reconhecimento da força trabalhadora. É evidente que a burocracia do ministério está contaminada pela corrupção. Não será, no entanto, uma supressão fictícia que vai resolver o desplante de tantos erros de governo. O trabalhador e sua memória histórica na construção deste país não merecem pagar por tantos erros. Ao contrário, o valor de quem trabalha deve superar definitivamente a penumbra impregnada em nossa cultura, de que o trabalhador é secundário na restauração do equilíbrio do Brasil. É, ainda, a mais cruel influência da secular escravidão. É com a valorização de quem trabalha que nos reergueremos de tristes momentos da nossa vida pública. Nunca tentando apagar a aura de conquistas.
Flecha Negra
José Tarciso de Sousa – o Flecha Negra teve uma história empolgante na sua trajetória como atleta. Sua cordialidade e exemplo de atleta gremista tipo puro sangue, deu muitas alegrias aos torcedores. Quando morei em Porto Alegre, conversei várias vezes com Tarciso, que chegou a jogar na seleção brasileira. Vi-o jogar muitas vezes. Sua morte enluta o esporte. Permanece como símbolo de nosso futebol.
Previdenciária
O presidente Bolsonaro expôs preocupação séria com a previdência, ao citar o que aconteceu com a Grécia. Além da idade de aposentadoria, a questão dos elevados rendimentos, alguns injustificáveis, precisa ser modificada. Já temos a realidade de assustadoras diferenças sociais e preocupa o que pode ser pior.
Saneamento
Desculpem a insistência, mas o saneamento básico é fundamental. Somos um país pródigo na produção de alimentos, mas a miséria ambiental é ainda alarmante no tocante ao esgoto cloacal. Não é possível melhorar as condições de vida ou moradia, sem eficiência mínima na coleta e tratamento do esgoto. O otimismo começa em casa, quando respiramos. Também é urgente vermos rios sadios, como o nosso rio Passo Fundo que já fez parte de nossa infância. A saúde começa com uma cidade saudável.
Júlio Pacheco
O advogado e jornalista Júlio César Pacheco realiza importante divulgação sobre as relações de consumo. Em suas colunas em ON não são apenas aspectos curiosos em relação ao consumidor, mas a orientação questiona sobre direito das pessoas em relação a inúmeras investidas que assediam o cidadão. A desvairada pressão de escritórios que fazem intermediação de empréstimos compulsórios realmente está fora dos limites de tolerância.