O que realmente importa
Hospitais de todo o Estado sofrem com o atraso no repasse de recursos por parte do governo do Estado. Problema que se arrasta desde o início do atual governo, mas que foi herdado do governo anterior. A situação é crônica em mais de 30 instituições de saúde. Em Passo Fundo os hospitais fizeram adequações para manter o atendimento, mas é possível medidas mais drásticas, a partir de janeiro, como a suspensão das cirurgias eletivas. São procedimentos não emergenciais, mas que o paciente precisa fazer e leva tempo para marcar. Como cidade pólo regional na área de saúde, Passo Fundo sofre mais do que outras cidades com essa crise. É que acaba absorvendo pacientes não atendidos de municípios pequenos da região. Um nó que afeta verdadeiramente a população. Isso sim é um problema grave que deveria ter mais atenção dos nossos políticos.
Coerência
O General Hamilton Mourão, vice-presidente da República eleito, tem sido o mais coerente com o discurso de campanha. Ontem, foi enfático ao dizer que se ficar comprovado que Onyx Lorenzoni (futuro ministro da Casa Civil) utilizou caixa 2 em campanha eleitoral, terá de deixar o governo. A mesma coerência não foi encontrada de parte do juiz Sérgio Moro, que manifestou confiança no futuro colega de governo. Ele que é considerado um baluarte contra a corrupção do país
Mudança
Prefeito Luciano Azevedo anuncia uma reestruturação administrativa que vai mexer com três secretarias e mudar a titularidade de uma delas. A Passotur será extinta, se a Câmara de Vereadores aprovar, e o secretário Pedro Almeida vai assumir novo papel na administração. Vai comandar a coordenadoria de Gestão e Captação. O nome do novo secretário será anunciado nos próximos dias.
Equilíbrio
Otomar Vivan tem os atributos necessários para assumir a Casa Civil do próximo governo. Anunciado ontem (foi o segundo nome divulgado pelo governador eleito Eduardo Leite), Otomar tem experiência no Executivo como secretário de Estado e tem na ponderação uma forma de atuação. Como deputado estadual sempre foi considerado um parlamentar equilibrado, mesmo nos momentos mais tensos do Parlamento. Habilidades essenciais para o cargo que vai ocupar. No entanto, a indicação frustrou quem esperava Otomar de volta ao IPE, órgão que ele presidiu por três gestões e conhece como a palma da mão.
Balanço
Histórias de empreendedores de Passo Fundo inspiraram mais de 550 pessoas durante o ano em 12 encontros do Conversa com Empreendedor realizado pela CDL. O evento teve apoio do Sebrae, Sicredi e UPF. E teve tanta história bacana contada que emocionou e surpreendeu. Prova de que temos muitos empreendedores locais de alta qualidade que merecem ser valorizados. Uma bela iniciativa da CDL.