Homologação
O governador José Ivo Sartori deve somar à gestão o resultado da obra do aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo e assinar o contrato com a empresa Traçado Construções e Serviços, vencedora da licitação, antes de encerrar o mandato. A homologação do resultado do edital foi informada nesta sexta-feira. A Traçado, empresa de Erechim, apresentou o maior desconto para a obra que estava orçada, inicialmente, em R$ 53,4 milhões. O consórcio ofereceu R$ 42,9 milhões para assumir os serviços, 19,6% abaixo do valor inicial. A proposta inclui a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da pista. O projeto integra o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. A homologação deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias e depois da assinatura do contrato a empresa deve iniciar a obra num prazo de 30 dias. A princípio o aeroporto não terá suas operações suspensas. Isso deve ocorrer somente quando a intervenção chegar na pista.
Convites
O prefeito Luciano Azevedo recebeu convite oficial do PR para ingressar no partido, através do deputado Giovani Cherini. O partido, como a coluna antecipou, passou a integrar a administração. O deputado Alceu Moreira, PMDB, não perdeu tempo e também formulou convite a Luciano. Por hora, não há movimento do prefeito para mudar de partido. Mantém-se filiado ao PSB, mesmo licenciado do partido.
Força regional
O Corede da Produção articula movimento forte regional envolvendo lideranças políticas para forçar a execução de uma pauta de segurança junto ao governo do Estado e até federal. Na última reunião, conduzida pela presidente do Corede, Munira Awad, ficou definido um esforço concentrado em busca da conclusão da Casa da Polícia, Presídio Feminino e mais efetivo.
BR 285
Pista lateral da BR 285 que dá acesso ao Distrito Industrial, entre a Embrapa e a UPF, está ganhando alargamento de pista, obra que executada pelo DNIT. O local é um problema para motoristas de caminhões e carretas que acessam o distrito. Não há acostamento e, invariavelmente, ocorrem acidentes no local. O alargamento da pista vai amenizar, mas não soluciona o problema. O acesso requer um trevo. E urgente!