A Unidade Básica de Saúde Irmã Maria Xavéria, no bairro São Luiz Gonzaga, foi entregue na manhã dessa sexta-feira (7) à comunidade, com capacidade para atender a cerca de 15 mil pessoas. É a 14ª unidade de saúde entregue nos últimos seis anos pela gestão do prefeito Luciano Azevedo, além de ser a maior UBS da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo mais de R$ 600 mil em recursos próprios da Prefeitura e o restante através de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini. Presente no ato de entrega da UBS, Cherini agradeceu a comunidade passo-fundense pelo apoio de sempre. “Essa obra, Luciano e João Pedro, nós fizemos juntos”, disse ele, que também falou sobre a necessidade de mudar o sistema de saúde: “precisamos cuidar das pessoas com amor”.
O prefeito Luciano destaca a mudança que a UBS trará para a vida da comunidade. “Aqui é uma das maiores regiões da cidade. Temos uma nova unidade com estrutura para três equipes. É uma obra que vai melhorar muito a qualidade de vida de todos”, afirma.
Para a secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves, “a obra só é possível pelo empenho de toda a equipe de governo e da comunidade”.
O presidente da Associação de Moradores do São Luiz Gonzaga, Rodolfo Boita, destacou que “a UBS leva o nome da irmã Xavéria, uma grande líder da comunidade. Ela sempre buscou melhorar a saúde para todos. A partir de hoje temos aqui um atendimento melhor, uma obra histórica”, ressalta.
Conforme o projeto, a nova UBS, que tem área total de 518 metros quadrados e conta com: sala de espera com recepção e administrativo, sanitários públicos adaptados, sala de atividade coletiva, 10 consultórios para utilização de médicos e dentistas, farmácia, sala de imunização, sala de curativos e 5 salas que serão utilizadas de apoio aos serviços (copa, banheiro, almoxarifado, etc).
A UBS é denominada Irmã Maria Xavéria conforme lei municipal 5218, de autoria do vereador Pedro Daneli.