Uma parceria entre a Faculdade de Odontologia da UPF, Prefeitura e governo federal vai garantir 360 atendimentos mensais, pelo SUS, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O serviço é voltado ao atendimento de uma demanda reprimida por assistência em procedimentos odontológicos de média complexidade. O CEO é um estabelecimento de saúde classificado como clínica especializada ou ambulatório de especialidade e está preparado para oferecer à população, encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma série de serviços especializados em odontologia de forma gratuita. O espaço está habilitado a propiciar serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; e atendimento a portadores de necessidades especiais.
Para a reitora Bernadete Maria Dalmolin, a data marca um momento histórico, tanto para a Universidade quanto para a Secretaria de Saúde de Passo Fundo. “É o momento em que nós estamos integrando um conjunto de ações que já fazíamos, mas agora, de forma ainda mais qualificada, na medida em que elas se ligam à rede de atenção à saúde bucal. O nosso estudante vai poder prestar um atendimento especializado de forma conectada aos atendimentos realizados nas unidades de saúde do município. Aqui seremos um centro de referência e de excelência no atendimento à saúde bucal”, ressaltou em sua fala.
Conquista de todos
O diretor da FO Carlos Roberto Lago, disse que o CEO é uma oportunidade de crescimento e de melhoria da qualidade de vida. Por ser uma parceria entre a Universidade e os governos municipal e federal, tem a possibilidade de ser amplo e de beneficiar tanto a comunidade acadêmica, quanto a local. “Foi um processo que se estendeu há dois anos e agora, com a assinatura da parceria pela reitora Bernadete, temos condições de dar início as atividades. É um projeto importante para professores e para estudantes, uma vez que há um envolvimento muito grande, um trabalho árduo”, frisou.
Ainda na gestão anterior, as conversas e tratativas para realizar atendimentos do SUS pela Clínica de Odontologia eram intensas e buscavam a efetivação da parceria. Segundo a atual secretária de Saúde Carla Beatrice Gonçalves, um projeto foi enviado ao Ministério da Saúde, visando a implementação do Centro. Com a aprovação do CEO no ano passado, foram realizadas as medidas necessárias para que o espaço pudesse ser inaugurado.
De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, o Centro vem fortalecer as ações que já são desenvolvidas entre o Executivo Municipal e a Universidade. “É a sequência dessa parceria histórica entre a UPF e Prefeitura, utilizando um recurso que nós captamos junto ao governo Federal e que será muito importante para melhoramos os atendimentos na área da saúde bucal e odontológica à comunidade. Não conseguiríamos fazer isso sem a expertise, a estrutura e o qualificado quadro de professores e estudantes da Instituição. Nesse novo espaço, ganham todos: comunidade, Prefeitura e UPF”, pontuou.