Prudência
Luciano Azevedo e Beto Albuquerque almoçaram juntos nesta semana, em Porto Alegre. No cardápio, o futuro político e partidário de ambos. Beto fez um apelo para que o prefeito Luciano fique no PSB, conclua o mandato e seja candidato a deputado federal em 2022, com seu apoio. O prefeito gostou do que ouviu e deve tomar uma decisão nas próximas semanas. A relação entre os dois é muito boa e permite projetos de médio e longo prazo na política. O ajuste para que Luciano permaneça no partido depende da decisão de Beto em relação a próxima eleição. É entendimento de que não seria prudente duas lideranças com capital eleitoral significativo disputarem a mesma vaga, no caso uma cadeira na Câmara dos Deputados. Pode os dois serem eleitos, pode. Mas também pode que um tire votos do outro, especialmente na cidade onde nasceram e na região onde se identificam mais.
Destaque Empresarial
A esperança e o otimismo são perceptíveis entre empresários de Passo Fundo. O município que passou, quase intocável, pela mais longa crise da história do Brasil está preparado para crescer ainda mais. Este sentimento foi o que prevaleceu na noite de quarta-feira, no Clube Comercial, quando o Jornal O Nacional fez a entrega do Destaque Empresarial. 74 empresas e profissionais liberais foram agraciados pelo seu empenho, dedicação e bons resultados.
Franquia
Passo Fundo está recebendo um empreendimento de peso no setor imobiliário. A RE/MAX Brasil, integra a maior rede de franquia imobiliário no mundo. São mais de 100 países e 7.987 franquias. A região Sul é estratégica para os negócios da companhia, que atualmente tem 12 unidades em operação no Estado. Neste mês, mais duas lojas foram abertas, em Passo Fundo e Novo Hamburgo. Passo Fundo tem a maior unidade do interior e está entre as cinco maiores da rede em nível nacional. Na contramão da crise, a RE/MAX tem conseguido resultados bastante positivos, graças ao modelo de negócios apoiado em ferramentas de TI com suporte de startups e capacitação dos corretores. A franquia ocupa uma residência de alto padrão na Rua Nascimento Vargas, na Vergueiro.
Não pode, mas foi
Senador gaúcho Lasier Martins teria usado cota parlamentar e passagens aéreas para Rio de Janeiro, para participar da formatura da filha.
Pimenta
Os procuradores da Câmara de Vereadores detalham hoje os apontamentos do Tribunal de Contas do Estado em relação ao quadro de servidores. A Câmara tem mais CCs do que concursados. Está aí uma boa oportunidade de os vereadores fazer sua parte na redução de custos, abrindo mão de um dos cargos desde agora. Porque é fácil jogar a decisão para a próxima Legislatura ou cobrar do Executivo que reduza contratações. Pimenta nos olhos dos outros é colírio.