Empresas cadastradas no SIM participam de seminário

Com o SUSAF, os estabelecimentos indicados poderão colocar seus produtos à venda dentro dos limites territoriais

Por
· 1 min de leitura
Durante o aprendizado, houve discussões de importantes temas ligados à segurança alimentarDurante o aprendizado, houve discussões de importantes temas ligados à segurança alimentar
Durante o aprendizado, houve discussões de importantes temas ligados à segurança alimentar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria de Inspeção, realizou o 1º Seminário de Manipulação de Alimentos. O evento foi destinado para empresas cadastradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e seus responsáveis técnicos. O seminário contou com três painéis: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com a MSc Juliane Mossmann; Responsabilidade do Responsável Técnico x Fiscalização, com Rodrigo Freddi Fiscal do CRMV/RS; e Segurança Alimentar e Mercado consumidor, com MSc Elionio Frota. Durante o aprendizado e discussões de importantes temas ligados à segurança alimentar, também foi ressaltado pela coordenadora de Inspeção do município, Bárbara Thaisi Zago, que no dia 4 de dezembro foi publicada a portaria 562/18, relativa à adesão do SIM – Passo Fundo ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).


Como conta Bárbara, a adesão do SUSAF ocorreu com o empenho de toda a equipe da Secretaria do Interior. “Pela portaria o SIM está habilitado ao SUSAF, agora, as empresas/agroindústrias terão que manifestar seu interesse em aderir ao SUSAF. Com essa adesão, caberá ao SIM orientar, avaliar e indicar os estabelecimentos que farão parte do sistema, lembrando que a equivalência na forma de inspeção (município/estado) também vale para a equivalência dos padrões de produção”, destaca.


Com o SUSAF/RS, os estabelecimentos indicados pelo SIM poderão colocar seus produtos à venda dentro dos limites territoriais do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando a renda das empresas do município. “Isto é, o município fez sua adesão e por sua vez as agroindústrias deverão estar habilitadas seguindo a legislação e os padrões estabelecidos legalmente para receberem essa indicação do SIM e o rótulo SUSAF”, explica Bárbara. Somente poderão comercializar seus produtos fora dos limites territoriais do município as empresas/agroindústrias indicadas pelo SIM do município. A Secretaria do Interior está à disposição para orientar e dar as informações necessárias para as empresas efetuarem a adesão.

Gostou? Compartilhe