OPINIÃO

Fontes em off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Recesso Museus
O recesso de final de ano do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), tem início no dia 19 de dezembro e se encerra no dia 1º de janeiro de 2019. O público poderá visitar o MAVRS e MHR a partir do dia 2 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, sábados e domingos das 13h30 às 17h30, na Av. Brasil Oeste, 758, centro de Passo Fundo.


Insalubridade
O projeto que regulamenta o trabalho de gestantes e lactantes em locais insalubres também pode ser votado pelo Plenário nesta terça-feira (18). O PLS 230/2018 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com emenda que garante o pagamento de adicional de insalubridade tanto na situação em que a mulher seguir trabalhando quanto na hipótese de se afastar durante a gestação ou a amamentação. Nos casos em que for impossível o trabalho a gravidez será considerada de risco e a empregada receberá o salário-maternidade. Quando o nível de insalubridade for de grau médio ou mínimo, será permitido o desempenho do trabalho se a empregada, voluntariamente, apresentar atestado de saúde assinado por médico de trabalho que autorize a atividade.

Bibliotecas UPF
A Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo (UPF) estendeu o período de empréstimos. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura no período de férias. Dessa forma, todos os materiais retirados a partir do dia 10 de dezembro poderão ser devolvidos até 21 de fevereiro de 2019.

INSS
Condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher podem ser obrigados a ressarcir os cofres da Previdência Social por benefícios pagos em decorrência desse crime. Projeto com esse objetivo está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).O PLS estabelece que Previdência Social poderá ajuizar ação regressiva contra os responsáveis por esse tipo de delito após o trânsito em julgado (fim da possibilidade de recursos) da sentença. O texto também estabelece que esse ressarcimento aos cofres públicos não exclui a responsabilização civil de quem praticou violência doméstica e familiar contra a mulher.

CREATI
O Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), promoveu a Campanha Natal Solidário. Ao longo deste mês, os integrantes do Creati arrecadaram diversos donativos, como alimentos e produtos de higiene, que foram entregues na sexta-feira (14), ao Lar da Vovó e ao Lar Nossa Senhora da Luz. Mais de 400 itens foram entregues às instituições, demonstrando o carinho e a solidariedade dos estudantes do Creati.

CIPAVE

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria da Educação (Seduc), está com mais um jogo virtual para incentivar os jovens a combater a violência. Agora, o As Aventuras da Cipave (game de passar de fases) mostra os desafios da centopeia, símbolo do programa, para vencer o mostro do bullying. Elaborado em parceria com a empresa MSTech, o espaço virtual pode ser jogado no computador ou no aplicativo e está disponível no Google Play, App Store e no site da Cipave. O game tem a proposta de proporcionar aos estudantes mais informações sobre a prevenção de acidentes, bullying e cidadania de forma educativa e divertida. São várias fases cheias de armadilhas, plataformas, rampas e muitos desafios.


Reforma Psiquiátrica
A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu na quinta-feira (13), o lançamento do livro “25 anos da lei da Reforma Psiquiátrica no Rio Grande do Sul”. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I da UPF. A obra é uma produção da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que contou com a colaboração de diversos autores.Obra conta com a contribuição de diversos autores que apresentam relatos e estudos sobre a história e os desafios no atendimento à saúde mental. A abordagem do texto se deu no contexto de uma proposta de uma política de saúde mental inclusiva, que trata as pessoas como sujeitos de direitos.

Direitos Humanos

Os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PPGD da IMED lançaram dois livros em forma de coletânea de artigos científicos, que foram produzidos a partir das pesquisas realizadas ao longo do mestrado com os temas centrais “direitos humanos” e “globalização”. A obra“Direitos Humanos Contemporâneos” é o resultado teórico dos estudos desenvolvidos pelos discentes do PPGD e demonstra uma pesquisa séria e comprometida com problemáticas jurídicas importantes: os Direitos Fundamentais na atualidade. Já a obra "A globalização e a garantia dos Direitos Sociais no Século XXI" possibilitará a todos os leitores uma visão ampla dos mais diferentes assuntos sociais atuais, elencados em ambos os livros.

Gostou? Compartilhe