A Prefeitura de Passo Fundo deu posse na tarde desta quarta-feira (19) aos diretores das escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil, eleitos em um processo democrático que envolveu toda a comunidade escolar. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e contou com a presença de colegas, amigos e familiares, que acompanharam a diplomação.
Cada um dos 68 diretores eleitos assinou o termo de posse. Com o cargo ocupado em maior parte por mulheres, três diretores tomaram posse, incluindo o primeiro professor e diretor de escola de educação infantil: Rudimar Gomes, da EMEI Rita Sirotsky.
Para Rudimar, ser eleito diretor é uma conquista importante e um avanço. “Quando cheguei no município senti uma questão de pouco de discriminação dos pais em ver um homem na educação infantil. Isso foi muito bem trabalhado e hoje cheguei à direção com apoio desses pais. Vou fazer um ótimo trabalho, envolver a comunidade, transformar a escola e deixar minha marca, uma boa marca na comunidade”, afirmou.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo afirmou que o momento é de desejar boa sorte e agradecer. “Meus agradecimentos aos diretores que deixam o cargo, aos que se reelegeram e aos que iniciam agora sua caminhada ocupando uma dos espaços mais importantes da comunidade. Tivemos um processo de eleições democráticas e que ocorreram normalmente, aqui estão as diretoras e os diretores eleitos legitimamente pale comunidade. Desejo de coração um bom ano e minha gratidão a todos”, ressalta Luciano.
O processo de eleições acontece desde 1997 nas escolas municipais, como conta o secretário de Educação, Edemilson Brandão. “Estamos comemorando mais uma posse de diretores. Passo Fundo é a cidade pioneira no Estado em ter eleições para diretores. Neste ano as eleições aconteceram num processo democrático e condensado. Meus votos de esperança, confiança e companheirismo para os próximos anos”, diz.
A eleição
Pais, professores, alunos e funcionários tiveram oportunidade de conhecer as propostas para os próximos três anos, de 2019 ao final de 2021, em um amplo debate acerca da educação, da qualidade do ensino e do quadro da rede municipal, que já é reconhecido por sua excelência.
A Prefeitura de Passo Fundo é uma das que exerce há mais tempo este processo democrático, visto que a lei que permite a escolha dos diretores por eleição é do ano de 1997. Assim são escolhidos os diretores das escolas para os próximos três anos.
Diretores de escolas municipais tomam posse
· 1 min de leitura