Mais 40 óculos entregues a alunos de escolas municipais

São 35 escolas de educação infantil que participam do programa, onde mais de 3.200 crianças já realizaram a triagem

Por
· 1 min de leitura
O programa Olhar de Criança cuida da visão de crianças de 03 e 06 anos de idadeO programa Olhar de Criança cuida da visão de crianças de 03 e 06 anos de idade
O programa Olhar de Criança cuida da visão de crianças de 03 e 06 anos de idade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais uma vez, o programa “Olhar de Criança”, realizado e executado pela Prefeitura de Passo Fundo, realizou entrega de cerca de 40 óculos para os alunos da rede municipal de educação, em especial, da Educação Infantil. Desta vez, crianças de oito escolas municipais de educação infantil (EMEIs) foram beneficiadas. Na manhã dessa terça-feira (18), a entrega aconteceu na EMEI Ari Schaffer, no Loteamento Professor Schisler, para os alunos da instituição e das escolas O Mundo da Criança (Cohab Secchi), Santa Terezinha (Dona Julia), Fadinha (Donária), Chapeuzinho Vermelho (Jardim América), Santa Luzia (Cohab I), Francisco Luis Biancini (Jaboticabal) e Siloé Rocha Bordignon (Centro).

 

No ato, o secretário municipal de Educação, Edmilson Brandão, acompanhado pelos secretários de Gestão, Pedro Almeida e de Captação de Recursos, Diorges de Oliveira, destacou a importância do programa e o estímulo aos pais para que as crianças usem os óculos. “Após a entrega do óculos, os pais devem estar atentos ao incentivo do uso. Além de estimular os filhos, podem desenvolver ações como ampliar a leitura e testes simples de visão com identificação de figuras menor tamanho, para detectar a melhora e até alguma dificuldade apresentada pela criança. O programa, além de saúde, proporciona uma melhor qualidade na educação futura de cada criança”, disse Edmilson.

 

A mãe do aluno João Ricardo, da EMEI Siloé, Marindia Casagrande, destacou que por meio do programa foi identificada uma doença chamada de “olho preguiçoso”, que obstrui a visão e pode causar danos maiores. “Foi através dos testes que fiquei sabendo dessa dificuldade na visão. Ele necessita 5,75 graus para enxergar. O novo óculos auxilia no tratamento e também na questão financeira. Ficamos muito gratos por esta atenção dada às crianças no seu começo de vida”, afirmou.


Para a professora aposentada, Terezinha Cappellesso, avó de Yasmin, de 4 anos, o programa foi de suma importância para descobrir a dificuldade da neta em ver TV, celular e para saber o que estava no quadro-negro, em sala de aula. “Foi graças ao programa Olhar de Criança que detectamos a necessidade dela usar óculos para corrigir a visão. A família não tinha percebido nada. Acompanho o trabalho e parabenizo, são muitas crianças sendo beneficiadas e isso é muito legal”, disse.


Números do programa
São 35 escolas de educação infantil que participam do programa, onde mais de 3.200 crianças já realizaram a triagem. O programa Olhar de Criança cuida da visão de crianças de 03 e 06 anos de idade, matriculadas na rede municipal de educação. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe