Nem a chuva forte que caia sobre a quadra da escola não desanimou as crianças que mal podiam esperar por ouvir seu nome ser chamado para a entrega dos presentes. O Papai Noel dos Correios chegou ontem para 200 crianças da Escola Estadual Lucille Fragoso de Albuquerque. Entre alunos e pais, sorrisos e lágrimas (de felicidade) os funcionários dos Correios e o Papai Noel foram realizando a entrega de cada presente.
A campanha Papai Noel dos Correios é realizada há 29 anos e foi iniciada devido ao fato de quando se aproximava a época de Natal, os Correios recebiam muitas cartas de pedidos de crianças sem destinatário. Então os próprios funcionários começaram a adotar esses pedidos e doar os presentes por conta própria, até que a campanha se consolidou. No início bastava que qualquer pessoa enviasse sua carta, mas em 2010 a campanha passou a abranger com prioridade os alunos das escolas da rede pública, até o 5º ano, creches, orfanatos e abrigos.
A campanha visa atender a crianças com uma condição de vulnerabilidade social. A escolha dessas turmas para o envio de presentes ocorreu com o intuito de estimular a escrita da redação nos pequenos ao redigir cada carta e que pudessem aprender como endereçar correspondências.
Os pais também se emocionaram. Como foi o caso da Bruna Mariele Matos da Silva, que levou os três filhos Matheus, Maikel e Murillo para receber os presentes. “Eles receberam tudo que pediram, a gente se emociona até porque a campanha faz a felicidade de muitas crianças que os pais não tem condições de comprar esses presentes, assim todo mundo fica feliz”, conta.
A diretora da escola, Solange Aparecida Rocha Martins, tomou a frente logo que o caminhão chegou, ela e as professoras foram ajudar a organizar os alunos. Solange se mostra uma admiradora da campanha e agradece muito. “Essa iniciativa é maravilhosa, nada paga o sorriso que a gente vê no rosto dessas crianças, as mães chorando e agradecendo também. Somos muito gratos, tanto aos correios quanto a cada pessoa que adota uma carta e se importa em fazer o natal de alguém mais feliz”, afirma.