Após a realização da primeira reunião com empresários do município para apresentar como funciona o sistema de logística reversa para o descarte lâmpadas, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Ministério Público Estadual convidam mais estabelecimentos comerciais para fazer parte da iniciativa.
O foco principal são lojas de materiais de construção, de material elétrica e outros comerciantes do setor, além de mercados. Em Passo Fundo, 32 estabelecimentos comerciais devem receber os recipientes coletores, sem nenhum tipo de cobrança ao estabelecimento e nem ao consumidor final, sendo que alguns já receberam os coletores. A existência de um ponto de recebimento também significa para o comerciante a possibilidade de aumento de vendas por ter o descarte correto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, os estabelecimentos interessados em aderir ao projeto podem fazer o cadastro na própria secretaria, no setor de Resíduos. “Encaminhamos a documentação necessárias para as empresas que querem ser pontos coleta sem custo nenhum. Ter esse sistema em Passo Fundo também faz parte das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, através da lei municipal 5286/2017”, destaca.
A ação é um avanço para a cidade, que não tem o serviço para a população fazer o descarte. Para o promotor de Justiça, Paulo Cirne, a possibilidade de regularização da questão das lâmpadas fluorescentes é muito importante pelo ponto de vista ambiental. “Depois de muitas iniciativas está sendo possível concretizar o sistema de logística reversa sem qualquer custo para população ou lojistas. É uma sistemática que auxilia muito na destinação final dessas lâmpadas, que poderão ser recicladas. Uma notícia importante e que permite a solução para um problema antigo. Como essas lâmpadas possuem mercúrio elas trazem danos ambientais, contaminando o solo e a água se não descartadas corretamente”, diz.
A logística será organiza pela Reciclus, que é uma organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por empresas fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação e seus stakeholders.
Como funciona o sistema da Reciclus
A Reciclus organiza e desenvolve a coleta e o encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes, através de pontos de coleta distribuídos pelo Brasil. A partir da coleta, é responsável pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. Isso é chamado de logística reversa.
As lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes não-reutilizáveis, que necessitam ser armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto. Outros materiais da lâmpada descartada, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais, podem ser separados e enviados para reciclagem, se tornando novos produtos.
Estabelecimentos comerciais podem aderir a sistema para descarte de lâmpadas
· 2 min de leitura