Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de automóveis comerciais leves, ônibus e caminhões em todo o território nacional cresceu 14,60% no ano passado, em comparação com o ano de 2017. O índice é praticamente o mesmo registrado em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Passo Fundo, de acordo com o representante da Fenabrave regional, Renato Belotti. “Em termos gerais, todos os estados do Brasil acompanharam esse índice de 14%, não houve uma distorção muito grande em nenhuma região”, aponta.
Ainda conforme Belotti, na região Norte do estado, os consumidores têm preferido comprar através de financiamentos. “No ano passado, as vendas ficaram na faixa de 70% financiado e 30% à vista. É uma média que vem se mantendo nos últimos dois anos. Para este ano, há uma tendência de aumentar ainda mais as vendas financiadas, por um maior acesso ao crédito, que deve ser muito facilitado nesse ano, com juros mais baixos, e promoções maiores das montadoras. Imaginamos que, talvez, a gente chegue a 80% de veículos financiados”.
Para este ano, a expectativa da Fenabrave é que a venda de veículos novos cresça 11%. “Acreditamos que o Rio Grande do Sul e o município devem acompanhar o Brasil mais uma vez. O que pode diferir Passo Fundo, em relação a outros lugares, é a possibilidade de uma supersafra na agricultura. Nós somos muito dependentes da agricultura. Com toda a situação do estado, do novo governo que vai ter muitas dificuldades para administrar, o que vai salvar o estado, para saber se ele vai ter um crescimento acima do Brasil ou não, é a nossa sofra, que vai ser colhida entre março e maio. Se nós tivermos uma condição de safra de boa colheita, provavelmente, o Rio Grande do Sul fica no mesmo nível que o Brasil ou um pouco acima desses 11% previstos para 2019”, explica o representante.
Na opinião dele, o consumidor está mais animado com as condições do país e, por isso, tem se permitido gastar mais. “O nível de desemprego está diminuindo, apesar de lentamente. A inflação e os juros estão caindo. Então a própria perspectiva de manutenção de emprego e a retomada do crescimento do país faz com que as pessoas criem uma maior motivação para gastar, para fazer a troca de algum bem e para fazer um novo crediário”.
Veículos mais vendidos
Em 2018, o carro mais vendido em todo Brasil foi o Chevrolet Onix. “Isso deve se manter. Não vejo nenhum carro para fazer frente a ele no próximo ano. É o carro hoje com o maior desejo. O custo-benefício dele é muito agressivo no mercado”, opina Belotti. Na linha de caminhonetes, a preferida dos consumidores foi a Strada, da FIAT. Já no segmento SUV (os chamados veículos utilitários esportivos), a maior demanda registrada em 2018 foi pelo modelo Compass, da Jeep, seguida pela Creta, da Hyundai. O levantamento é da Fenabrave.
Em Passo Fundo, o representante da Fenabrave regional observa que os veículos comerciais leves (como as caminhonetes) são os mais procurados. “Neste ano, eles devem ter uma venda maior por aqui em comparação com as capitais, em função do agronegócio também. Outra grande perspectiva para 2019 é que as vendas para frotistas melhorem acima do restante do mercado, devido à renovação de frota por parte das empresas, que por esses anos de crise haviam postergado a troca de veículos”.