Doação de sangue reduz em quase 25%

Em Passo Fundo, hemocentros fazem campanha para estimular a solidariedade nesta época do ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Influenciados pelo período de recesso e férias de verão, os serviços de hemoterapia acendem o alerta para a baixa no estoque e no fluxo de doações de sangue nos primeiros meses do ano. De dezembro a fevereiro, o Hemocentro Regional de Passo Fundo estima uma redução de até 25% no índice de captação de novos doadores, como revela a Gestora de Qualidade do Hemopasso, Melina Rodrigues. "Embora o volume se mantenha estável com a coleta diária de 40 bolsas de sangue, a carência maior se concentra nos grupos sanguíneos de fator negativo", aponta. Esse índice, porém, se comparado às demais épocas do ano, quando é registrada uma média de 1000 doações mensais, cai para cerca de 750 a 800 bolsas na temporada de veraneio para atender a demanda de 46 hospitais da região, em uma área de cobertura que se expande para 100 municípios. 

 

Desde o dia 2 de janeiro, o Hemopasso flexibilizou o horário de atendimento para comportar o fluxo de doações dos hemocomponentes. "Sem fechar ao meio-dia, o centro está aberto a doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min. Além disso, serão promovidas campanhas mensais para coleta de sangue ao longo do dia, com agendamento prévio", explica Melina.


Seguindo o mesmo fluxo, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) também apresenta um estoque de sangue estável, porém com a necessidade de repor o armazenamento de plaquetas. "As plaquetas se mantêm viáveis por um período de 5 dias, então é fundamental que os voluntários doem para que possamos manter o saldo positivo", esclarece a médica hematologista e responsável técnica pelo setor hemoterápico, Cristiane Rodrigues de Araújo.


O perfil do doador
Fazer da solidariedade um hábito motiva cerca de 1,6% da população brasileira a dirigir-se, periodicamente, a um dos 2.034 serviços de hemoterapia espalhados pelo país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Ao encontro das estatísticas nacionais, a prevalência dos doadores de sangue que comparecem, de modo espontâneo, ao setor de Hemoterapia do HSVP são homens, correspondendo 58% do total, enquanto as mulheres somam 42% do quadro solidário. O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está em funcionamento das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

Gostou? Compartilhe