OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reuniões no TCE
As reuniões de trabalho com os novos secretários estaduais do Rio Grande do Sul, promovidas pelo Tribunal de Contas (TCE-RS), serão realizadas nesta quarta-feira (09), às 14h30. Os demais encontros serão mantidos: na terça-feira (08), a visita será do secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso e, na quinta (10), do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos. Na sexta-feira (11), a partir das 10h30, o TCE-RS receberá a nova secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira. O objetivo das reuniões é apresentar informações sobre as secretarias, oferecendo subsídios para auxiliar na gestão das pastas.


Erva Mate I

Em sua primeira semana à frente do governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou a Lei 13.791, de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que institui a Política Nacional da Erva-Mate. O ato foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (04). O projeto tem como objetivo fomentar a produção sustentável da erva-mate no país, elevando o padrão de qualidade, bem como apoiar e incentivar o comércio do produto.

Erva Mate II
A planta é o principal produto florestal não madeireiro da Região Sul e também fonte de renda para cerca de 180 mil famílias na região. De acordo com o deputado Afonso Hamm, a cadeia produtiva da erva-mate responde por 700 mil postos de trabalho e tem cerca de 700 empresas beneficiadoras. Segundo Hamm, o setor carece de ações de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para a melhora do seu sistema de cultivo e de industrialização, apoio ao comércio e divulgação de produtos, no Brasil e no exterior. “Queremos ampliar a base de consumo e para isso precisamos aprofundar estudos e pesquisas para promovermos a cadeia produtiva”, explica o parlamentar.

 

Previsão do tempo
O boletim meteorológico emitido nesta terça-feira (08) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura alerta que a previsão para a quarta-feira (09) é de chuvas e temporais, em decorrência da formação de um novo sistema de baixa pressão que vai alimentar as instabilidades. Os maiores volumes devem se concentrar no Oeste e Sul (fronteira com Uruguai e parte da Argentina). A incidência de descargas elétricas e granizo também é maior nessa região. O calor segue com sensação de abafamento. Na quinta-feira (10), o tempo segue instável e mais uma vez os maiores acumulados bem como o potencial para temporais se concentram entre o Sul e Oeste do estado. Nas demais regiões, os temporais são pontuais. As temperaturas ficam mais amenas nas áreas de mais chuvas. Na Metade Norte, a sensação de abafamento é maior. Nos dias seguintes a chuva segue no estado.

 

Seguro-desemprego
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) contabilizou 989.855 agendamentos de solicitação de seguro-desemprego e de confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde a implantação do serviço. O agendamento de seguro somou 726.697 solicitações, desde 27 de novembro de 2015, e o de Carteira de Trabalho, 243.158, desde 17 de março de 2016. Em relação ao benefício do seguro-desemprego, as Agências FGTAS/Sine com os maiores números de agendamento nos três anos de funcionamento do serviço são Porto Alegre Centro (76.435), Caxias do Sul (67.541), Gravataí (40.403), Azenha (39.361), São Leopoldo (34.130) e Cachoeirinha (32.997).

 

?IPTU

Os contribuintes que não aproveitaram a primeira parcela única para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda podem obter desconto de até 7% com a parcela de cota única 2. O pagamento pode ser feito até o dia 15 de fevereiro. As guias de pagamento já foram enviadas pelos Correios. Outra opção é emitir a guia pelo site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br): basta clicar no link IPTU 2019, na seção Destaques. O contribuinte também pode obter a guia em seu próprio banco. Todos os boletos de IPTU foram lançados no DDA (Débito Direto Autorizado), ficando assim disponíveis no próprio banco para o pagamento. Basta acessar a conta bancária e a opção DDA para visualizar o boleto.

 

Internato Médico I
O internato médico é uma etapa do curso de medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprios ou conveniados, e sob supervisão direta de preceptores - responsável por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos estudantes durante o período de Internato. Na IMED, os acadêmicos de Medicina do 9° nível iniciam essa fase no dia 15 de janeiro com atuação no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), Hospital Cristo Redentor de Marau, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Hospital Santo Antônio de Tapejara, Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha, além da Rede Municipal de Saúde, que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), entre outros.

Internato Médico II
No dia 14 de janeiro, às 17h, ocorre no auditório do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), a cerimônia de lançamento do Internato Médico para estudantes de Medicina da IMED. “O internato é uma etapa de extrema importância para a formação do aluno. Pois, é nesse momento que o aluno vivência de forma mais intensa, as atividades, funções e responsabilidades de um médico. Embora os alunos já tenham contato com os pacientes e com o sistema de saúde, desde o início do curso, é no internato que o seu conhecimento aumenta exponencialmente, uma vez que está imerso no ambiente da prática. Além do aprendizado técnico, outras competências ética-humanísticas e de relacionamento interpessoal, são aprimoradas nessa fase. Dessa forma, o internato prepara o aluno para ser um profissional médico, que responda às demandas da sociedade em que está inserido”, enfatiza a coordenadora adjunta do curso de Medicina da IMED, professora Caroline Calice. 

Gostou? Compartilhe