OPINIÃO

Fatos 10.01.2019

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Super coordenadoria
Se o governador Eduardo Leite, PSDB, conseguir aprovar na Assembleia Legislativa a proposta de redução das Coordenadorias Regionais de Educação, de 30 para 12 unidades, a 7ª CRE de Passo Fundo deve absorver as CRE de Carazinho e Soledade. Juntas, elas atendem 39 municípios e cerca de 160 escolas. Passo Fundo é responsável por 32 municípios e 120 escolas. Ficaria com quase 70 cidades e 280 escolas. Com uma estrutura enxuta e um espaço físico que não comporta ser ampliado, administrar uma super coordenadoria seria um desafio e tanto para o novo responsável, a ser nomeado somente depois do dia 31 de janeiro. O novo governo acredita que reduzindo a estrutura administrativa das CREs, que empregam 1,6 mil professores, poderá liberar, pelo menos, 1,3 para sala de aula.

 

Cargos
Nomeações de cargos do segundo e terceiro escalões do governo ficarão para fevereiro. Partidos que integram a base já fazem levantamento de possibilidades de indicações, consultando suas bases.

 

Sancionado
Diante da não manifestação do Executivo, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rigon, PSDB, sancionou a lei aprovada pela Câmara, que altera o Plano Municipal de Educação. Proposta determina que a palavra gênero deve ser sucedida pelos adjetivos masculino e feminino.

 

Não é equívoco
Governo Bolsonaro muda edital e deixa de exigir referência bibliográfica permite propagandas em livros didáticos. Li esta notícia umas 10 vezes para não cometer nenhum equívoco. Mas é verdade, a mais absurda verdade.

 

Nomeado
Vinicius Toazza toma posse no Conselho Penitenciário do Estado. Membro do Conselho da Comunidade de Passo Fundo, pretende contribuir diretamente com o Sistema Prisional Gaúcho.

 

Voto secreto
Manutenção do voto secreto para presidência do Senado é o caminho que o ministro presidente do STF, Dias Toffoli irá adotar. Ele negou ontem liminar para que a escolha do presidente da Câmara dos Deputados fosse pelo voto aberto. Independência entre os Poderes é o que determina a Constituição. Quem tem que mudar a regra é o Parlamento, não o Judiciário.

Gostou? Compartilhe