Visitar os familiares, conhecer outro lugar, aprender um novo idioma. Muitos são os motivos que levam as pessoas a viajar, especialmente no período de férias. Em Passo Fundo, o número de pessoas que optam por passar as férias fora da cidade utilizando o serviço das agências de viagem aumenta anualmente. Porém, o número de pessoas que opta por fazer sua viagem utilizando o transporte rodoviário de passageiros vem reduzindo.
Segundo o responsável pela Rodoviária de Passo Fundo, Jabs Paim Bandeira, durante os feriados de Natal e Ano Novo o movimento foi intenso, mas agora está mais calmo. Neste período costuma ser muito tranqüilo e algumas linhas para pontos turísticos como Gramado e Canela até são desativadas.
Relembrando que em julho e dezembro do ano passado, foram realizadas duas etapas de aumento no valor das passagens de ônibus. Na ocasião, o reajuste fez diminuir o fluxo de passageiros da estação, podendo refletir também agora na decisão do consumidor de utilizar ou não o transporte coletivo para viajar.
Os destinos mais procurados para viagens dentro do estado são, através do transporte de passageiros é Porto Alegre, Caxias do Sul e Uruguaiana. As linhas interestaduais estão mais procuradas por quem quer curtir o litoral catarinense, mais precisamente as cidades de Florianópolis, Meia Praia e Balneário Camboriú. Alguns passageiros apostam no ônibus como transporte para conhecer o mundo, a linha internacional mais acessada agora é a que vai para a Argentina.
Destinos alternativos
Em uma das agências de viagens locais, a ZZZ Tour, o aumento na procura pelo turismo de lazer já já é de 20% em relação aos anos anteriores. Os destinos mais procurados são os parques da Disney em Orlando e as praias do nordeste brasileiro. Quem conta é a representante Greici Quadros, “A procura por viagens tem aumentado todos os anos, as pessoas vem investindo cada vez mais nessas experiências, pois trazem boas recordações e conhecimento”, afirma.
Planejamento e Dicas
A organização antes de viajar é de extrema importância para que tudo saia como planejado. A primeira dica é pensar na data, o período e quantos dias você pode ficar fora. Alguns destinos são válidos de visitar o ano todo, mas outros só em determinadas épocas do ano.
Na questão financeira, recomenda-se pensar em quanto de dinheiro você pretende gastar. Mesmo que se vá viajar com tudo pago, conte com pelo menos 50% da quantia para gastos, afinal imprevistos podem acontecer. Por exemplo, você gastou R$ 4 mil em sua viagem, reserve R$ 2 mil para seus gastos.
A alimentação é uma das partes mais caras da viagem, portanto é válido conversar com moradores do local para conhecer lugares populares e de qualidade para se alimentar. Pesquisar as temperaturas da cidade e recomendações de pessoas que já visitaram o local é importante, assim você saberá que roupas levar e locais que vale a pena visitar.
Um mapa é sempre bem vindo para ajudar em seu planejamento, com ele você verá onde ficam os pontos turísticos da cidade e definir o meio que mais convém para se locomover. O mapa também é indispensável na hora de decidir sobre sua hospedagem.
Escolher o local de hospedagem com antecedência pode garantir valores mais acessíveis, a internet oferece inúmeras opções de sites para realizar reservas e pesquisar o melhor lugar para ficar.
Com a data, dinheiro, local, mapa, hotel e passagem em mãos, agora é só esperar a data chegar e aproveitar o melhor que o seu destino oferece.