OPINIÃO

Fatos 12 e 13.01.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Duvidando da imprensa 

O vice-presidente da Uampaf e presidente da Associação de Moradores do Centro, José Rodrigo coloca em xeque a credibilidade dos veículos de comunicação de Passo Fundo (todos). Encaminhou ao Ministério Público um pedido para que o mesmo fiscalize a publicação Do que ele considera Fake News por jornais, rádios e TVs da cidade, especialmente quando as matérias se relacionam a conteúdo produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Diz o ofício encaminhado ao promotor Cristiano Ledur: “Aqui em Passo Fundo, alguns veículos de informação repassam notícias enviadas pela prefeitura que não condizem com a realidade da cidade e sem ao menos pesquisar a veracidade dos fatos. Principalmente com dados da saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e outros, que colocam Passo Fundo entre as primeiras do Estado e até do Brasil, que não encontramos em nenhum outro jornal, como Zero Hora e Correio do Povo, ou sites de grande expressão regional e nacional”. Em outro ponto, o líder comunitário questiona o valor gasto em mídia pela Prefeitura. E mais, como vice-presidente da Uampaf pede um canal do MP para averiguar as matérias da imprensa enviadas pela Prefeitura, como se os promotores não tivessem mais o que fazer. O ofício é um disparate, porque menospreza os profissionais que atuam na assessoria de comunicação e os que trabalham nos veículos tradicionais.

 

Fake News
O mesmo líder comunitário que questiona veracidade de releases da imprensa da Prefeitura também é responsável (direta ou indiretamente) pelo conteúdo que é publicado na página do FB da Uampaf. E, pasmem, tem até pesquisa mostrando que as pessoas deixam de rebocar a parede da casa para comprar iPhone (foto). Claro, uma notícia muito verdadeira, uma pesquisa feita por uma ONG sem nome e um pesquisador desconhecido. Quanto conteúdo relevante envolvido neste post. Deve ter mudado a vida de muita gente. E mais, achar que só é verdade uma matéria publica em veículo local se ela também for publicada em jornais da Capital, chega ser uma afronta. A briga do José Rodrigo com o prefeito Luciano Azevedo, que por sinal está processando o líder comunitário, extrapolou da raia do bom senso. Nos deixe fora deste enrosco. Sabemos muito bem o que é uma Fake News.

“Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Seja em casa, seja em postos de comando. Acho que já estamos chegando naquele ponto em que existe igualdade entre homens e mulheres”. Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia RS.

 

ICMS
Antecipação do ICMS pelo governo do Estado, que ocorre em todo final do ano fiscal, é uma falsa boa notícia: ela injeta grana pra finalizar melhor o ano, como foi o caso de 2018, mas enfraquece a arrecadação do resto do novo ano.

 

Expulsão
Os vereadores Renato Tiecher, PSB, e Rudimar dos Santos, PCdoB, enfrentam processo de expulsão em seus respectivos partidos.

 

Novo partido
O vereador Gabriel Roberto Toson, PSD, flerta com o PSL de Passo Fundo. Ele deixou a base da administração do prefeito Luciano Azevedo e poderá aproveitar a janela partidária, em abril.

 

Espichada
A partir desta edição, a coluna ganha novo formato no fim de semana. Uma versão mais espichada e que também pretende trazer uma descontração com outra faceta da colunista: a gastronomia. Dicas despretenciosas e com a ajuda dos leitores serão publicadas neste espaço.

 

Petiscando e bebericando
O professor Leonardo Barcellos é médico-veterinário, cientista apaixonado por animais e ex-vice-reitor de Pesquisa e Gradução da UPF. É também um apaixonado por cafés especiais e por vinhos. Sigam ele no Instagram @ljgbarcellos. Além de dicas de harmonização de vinhos e espumantes ele passou a publicar artigos e vídeos sobre Vinho com Ciência.

Gostou? Compartilhe