OPINIÃO

Quem tem boca vai à Roma

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tá, eu sei que o ditado popular não é bem assim, mas eu precisava de um título para coluna desta semana.

Roma é daqueles destinos completos que conquistam nosso coração logo de cara. Entre história e mitologia, a capital italiana é uma mistura de presente com o passado e que faz você viajar em cada ruazinha. Fontes, palacetes e templos aparecem em cada esquina. Sem contar as belas praças, museus e monumentos, que, entre as ruínas imperiais, desafiam nossa imaginação.

Confesso que me surpreendi positivamente com Roma. Eu, como uma eterna apaixonada por história, me senti realizada visitando cada cantinho do Coliseu e do Fórum Romano. Foi incrível ver tudo aquilo que eu lia nos livros de história, bem ali, diante dos meus olhos. Se você está planejando visitar Roma, por favor, vá a estes dois lugares. Afinal, ir a Roma e não visitar o símbolo do Império Romano é a mesma coisa que ir até Paris e não ver a Torre Eiffel.

Outro ponto turístico de Roma que fez meu coração bater mais forte foi o Pantheon. Sim, eu fui visitar o monumento mais bem conservado da história e da Roma Antiga. O edifício é famoso por possuir uma cúpula inexplicável, de proporção gigantesca, sem nada que a sustente, e com uma abertura de nove metros de diâmetro.

Sobre as praças, as mais famosas são: Piazza Venezia (uma das mais lindas); Piazza Navona (quem assistiu Anjos e Demônios vai identificar, logo de cara, a fonte onde um dos padres é jogado); Piazza di Spagna (você vai ver um pôr do sol incrível lá da escadaria); e Campo de’ Fiori.

Claro que eu não iria deixar de jogar minhas moedinhas na Fontana di Trevi, né?! A fonte é a maior e mais bonita Fontana barroca da Itália e, diz a lenda, que você deve jogar três moedas, virado de costas para a fonte.  A primeira moeda garante a sua volta a Roma, a segunda é sinal que irá se apaixonar e a terceira garante o casamento. Eu juro que não sei o que deu errado no meu percurso, porque ainda estou esperando pelo meu príncipe, querida Fontana (estou até pensando em pedir minhas moedas de volta) – risos.

Andando um pouquinho, podemos chegar ao Vaticano, que é o sonho de muita gente, especialmente para os seguidores da Igreja Católica. Confesso que meu maior interesse em visitar o local foi pelo conjunto histórico e arquitetônico a ser explorado. Agora, poder observar os frescos do teto da Capela Sistina, todos pintados por Michelangelo, e lembrar que é exatamente ali onde os Papas são escolhidos e coroados, não tem preço. Lembrando que, se você for visitar o Vaticano, reserve um dia inteiro e não vá vestindo regatas, blusas decotadas, shorts, bermuda, saia curta e chapéu, pois, certamente, sua entrada será barrada. 

Por fim, e não menos importante, a culinária italiana. Gente, o melhor sorvete que eu já provei em toda minha vida, sem dúvida, foi lá em Roma. A gastronomia é riquíssima. Pizzas, pastas, gelatos, vinhos, cappuccinos. As opções são tantas que a tua opinião sobre a Itália nunca mais será a mesma.

OBS: Quando for planejar teu roteiro em Roma, reserve, no mínimo, quatro dias para poder aproveitar tudo. Leve roupas confortáveis, tênis, e prepare-se para andar muito (principalmente se você é daquelas pessoas que, como eu, viaja com as moedinhas contadas).

Gostou? Compartilhe