CUFA destaca metas para 2019

Central ?snica das Favelas visa triplicar o número de crianças atendidas nas oficinas culturais e esportivas oferecidas pelo projeto

Por
· 1 min de leitura
No ano passado, 70 crianças foram atendidas pela oficina de Coral, no bairro ValinhosNo ano passado, 70 crianças foram atendidas pela oficina de Coral, no bairro Valinhos
No ano passado, 70 crianças foram atendidas pela oficina de Coral, no bairro Valinhos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Transformar a realidade de quem vive em áreas periféricas é o que norteia as atividades da Central Única das Favelas (Cufa). Há dois anos atuando em Passo Fundo, a entidade atende crianças carentes do município, promovendo a inclusão social e o acesso à educação, cultura e esporte, por meio de oficinas. Nessa quarta-feira (16), o representante da CUFA-RS, Júnior Torres, e os coordenadores do núcleo de Passo Fundo, Guilherme Barreto e Marcelo Godoy Nery, visitaram o jornal O Nacional para divulgar as metas de 2019.


Durante o encontro, a equipe destacou o objetivo de fortalecer alianças em Passo Fundo, a fim construir um Centro Cultural no município e ampliar a promoção de oficinas culturais e esportivas. “Nós começamos no bairro Zacchia e no ano passado expandimos o atendimento para o Valinhos, onde montamos uma oficina de coral, que atende em torno de 70 crianças. Agora, a partir deste ano, estaremos ampliando as atividades no Valinhos, com oficinas esportivas, e levaremos oficinas culturais para o bairro Integração. A ideia é ir ampliando os trabalhos que já vêm acontecendo, para abranger outros bairros de Passo Fundo", explica Júnior. A expectativa é que, a partir de março, 200 crianças sejam contempladas com as atividades.


Uma das primeiras iniciativas a ser realizada neste ano é um evento de volta às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rocha, no Valinhos, no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h. A atividade reunirá oficinas de cultura, lazer e esporte para crianças da escola, do bairro e de comunidades vizinhas. Ao todo, 190 vagas são ofertadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da escola.

Parceria em nome da solidariedade
Sem fins lucrativos, a CUFA realiza suas atividades com a ajuda de lideranças locais, voluntários e empresas parceiras, que financiam os projetos por meio de doações e de Leis de Incentivo do Governo Federal. Hoje, patrocinam a CUFA Passo Fundo a Oniz Distribuidora, o Comercial Zaffari e a BSBios. “Queremos contar com o apoio de outras lideranças, para que a gente possa continuar com esse trabalho de potencializar o que há de bom em uma comunidade e envolver nas atividades as pessoas que moram lá”, explica Marcelo. Quem quiser saber mais sobre como ajudar a CUFA, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pela página do Facebook “CUFA Passo Fundo” ou por telefone, no número (54) 98120-1838.

Gostou? Compartilhe