Venta à favor da locação de imóveis em Passo Fundo e isso é inegável. Inclusive já destacamos recentemente por aqui os fatores que intensificam a procura por locação nessa época do ano, como a crescente vinda de profissionais e estudantes à cidade. Mas assim como o momento soa positivo para quem embarca em novas oportunidades, investidores imobiliários têm ótimas chances de tornar rentável aquele imóvel que ainda estiver desocupado. O que vale, no entanto, é ficar atento e tomar alguns cuidados para que a boa fase não traga apenas um inquilino, mas também ajude na manutenção e segurança dos negócios.
Tudo começa, é claro, ao garantir o seu imóvel na lista dos alugados durante este período. Então para aumentar a liquidez e torná-lo competitivo, vale a pena adiantar aquela limpeza que você tinha deixado para o mês que vem, providenciar os reparos necessários para manter a boa aparência e conservação do imóvel. Se tiver a possibilidade de investir um pouco mais, por que não incluir os balcões da cozinha, um sofá na sala ou os móveis do banheiro? A presença de mobília nos imóveis vem se tornando um requisito cada vez mais decisivo, principalmente para quem chega em uma cidade nova. Aderir às preferências do público nesses casos, é uma boa estratégia. Afinal, mais vale despender um investimento agora que você sabe que trará retorno lá na frente, do que deixar tudo como está e correr o risco de ficar mais tempo com o imóvel vazio. Além de deixar de receber o valor do aluguel, um imóvel vago continua gerando despesas com IPTU e condomínio, por exemplo, valores que têm a responsabilidade de pagamento transferida quando há inquilinos. No fim das contas, cuidar do imóvel e investir em melhorias pode render algo em torno de dois aluguéis a mais por ano, só contabilizando os custos que você deixaria de pagar se estivesse com ele alugado.
Agora, se você fez tudo isso e já encontrou um inquilino, chegou a hora de formalizar por escrito o contrato de locação, incluindo todas as tratativas referentes a valores e pagamentos, deixando todos os direitos, deveres e consequências bem esclarecidos. Nesse caso, contar com o trabalho de uma imobiliária é o mais indicado, pois torna o processo menos oneroso e agrega muito mais segurança aos negócios. Isso porque além de administrarem aluguel e IPTU, as imobiliárias têm a prática comum de adotarem medidas de proteção à conservação do imóvel e garantias de pagamento em caso de inadimplência do inquilino. Mas ainda que você profissionalize a locação e tenha o amparo de uma empresa habilitada para isso, não custa nada tomar outras medidas cautelares, como acompanhar de perto todos os laudos de vistoria, tanto de entrada quanto de saída, e até mesmo verificar o pagamento das despesas que já não são administradas por você. Se a imobiliária ainda não possui um sistema de prestação de contas, solicite periodicamente o envio de relatórios que possam comprovar a ausência de débitos em seu nome.
Observe também o prazo do contrato de aluguel, que estipula a duração mínima da locação e possibilita ao proprietário uma melhor programação financeira. Como pode variar de uma negociação para outra, é muito provável que você, como investidor, prefira contratos mais longos, correto? Então se atente a mais esse motivo para alugar enquanto o mercado está aquecido com a chegada de estudantes. Assim como você visa rendimentos estáveis, eles estão em busca de comodidade e um lugar bacana para morar, preferencialmente até o final da graduação.