Uma estratégia de saúde voltada à atenção básica de pessoas que vivem ou estão em situação de rua é uma das ações do vereador Saul Spinelli (PSB). O parlamentar luta pela criação de um Ambulatório de Rua para oferecer a estes grupos populacionais a prevenção e o tratamento de doenças.
A ideia é que o Município coloque nas ruas uma van equipada e uma equipe multidisciplinar, que se deslocarão até os pacientes. Para Saul, levar os serviços até as pessoas favorece a aceitação aos atendimentos. “Essas pessoas não procuram as unidades de saúde e nós devemos respeitar o seu livre arbítrio. Todavia, está ao nosso alcance garantir que elas tenham uma oportunidade de serem atendidas”, considerou.
A fim de que o projeto saia do papel, o parlamentar iniciou, ainda no ano passado, uma mobilização. Reuniões foram realizadas com a Prefeitura para avaliar a possibilidade de implementação do ambulatório. Instituições de ensino que oferecem cursos na área da saúde também foram chamadas, numa tentativa de formação de parcerias.
Num dos encontros, o secretário da pasta de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill, comentou que a proposta é pertinente e poderá favorecer inúmeras pessoas, como profissionais do sexo e usuárias de drogas. “Todos esses grupos têm de ser atendidos em suas condições. E essa seria uma forma de garantir o acesso à saúde”, reiterou.
Esse modelo de assistência já existe em outros municípios e pauta uma série de estudos que têm o foco em apresentar mecanismos de ampliação da cobertura da atenção básica. Conforme Saul, em Passo Fundo, as discussões sobre a iniciativa serão aprofundadas. “A Câmara, assim como tem feito em muitas outras situações, dará a sua colaboração, visualizando e articulando soluções aos problemas existentes na nossa sociedade. A criação do ambulatório, no entanto, depende do Executivo”, considerou.