Hospital de Clínicas é acreditado pela ONA

Certificação de qualidade tem como foco a segurança do paciente

Por
· 2 min de leitura
Dr. Milton Roos, do Conselho Empresarial: ?EURoeum processo bastante complexo?EUR?Dr. Milton Roos, do Conselho Empresarial: ?EURoeum processo bastante complexo?EUR?
Dr. Milton Roos, do Conselho Empresarial: ?EURoeum processo bastante complexo?EUR?
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na manhã de segunda-feira, 28, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo apresentou o certificado de Acreditação Hospitalar – ONA, nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada. O encontro reuniu autoridades, convidados, membros do Conselho Administrativo e Fiscal e integrantes do Conselho Empresarial do Hospital de Clínicas. “O HC faz parte de um seleto grupo de hospitais certificados pela qualidade de seus serviços e que mantém a atenção voltada para a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento hospitalar.” salientou o presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dionísio Adelcir Balvedi. O processo de Acreditação Hospitalar avalia a qualidade dos serviços de saúde a partir de critérios voltados para a segurança do paciente, seguindo padrões internacionais em sua metodologia de avaliação. O Hospital de Clínicas realizou no ano passado mais de 19 mil internações, abrangendo 425 municípios da região Norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.

 

Critérios
A certificação é concedida aos serviços que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. “Hoje no Brasil nós temos em torno de somente 4% de hospitais acreditados. O HC recebeu a equipe de avaliadores nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, recebendo a certificação em sua primeira visita”, explicou a coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Berwanger Rigo. Já o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Juarez Dal Vesco destacou os investimentos em melhorias contínuas voltadas à comunidade, que repercutem na qualidade da assistência em saúde, seguindo critérios de segurança dos processos assistenciais e do paciente. “Esta conquista representa externamente aquilo que internamente a gente vivencia nas últimas duas décadas. A transformação, a evolução, a construção de uma instituição sólida, com uma alta complexidade e uma alta resolutividade nos programas de saúde, foi construída ao longo deste período e este certificado vem para consolidar externamente a posição que a instituição vive hoje. É um processo sem volta, que visa o atendimento com segurança”, disse Dalvesco.

 

Disciplina e adesão
Membro do Conselho Empresarial do HC, o Dr. Milton Roos disse que “para o Conselho Empresarial é uma grande satisfação alcançarmos esta meta, que é o início do processo de acreditação, porque ela é essencial como instituição hospitalar. É um processo bastante complexo, exige muita disciplina e a adesão de todos os membros da instituição hospitalar.” Já o prefeito em exercício de Passo Fundo, João Pedro Nunes, enalteceu a importância da instituição. “Nós temos a satisfação de ter um hospital de uma caminhada coletiva, uma caminhada cívica, onde a sociedade de Passo Fundo está representada e o trabalho vem se qualificando dia após dia.” O processo de acreditação é voluntário e, após a certificação, os serviços seguem sendo avaliados periodicamente em sua qualidade e segurança assistencial. O certificado de acreditação, nível 1, é concedido às instituições que, em seus aspectos assistenciais e estruturais, atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade. 

Gostou? Compartilhe