O início das aulas se aproxima e junto com ele chega o desejo da criança de comprar o material escolar. Para os pequenos a escolha dos itens é um momento de diversão, têm cadernos que representam os seus personagens favoritos, giz de cera, canetinhas com glitters e uma infinidade de lápis que multiplicam as cores do arco-íris.É tanta coisa na lista escolar que apavora os pais, mas no fim eles sempre dão um jeitinho de fazer caber no orçamento para agradar os filhos. E a recompensa? Os dias que se sucedem são de ansiedade com o material novo que está guardadinho ali no armário. Uma sensação de felicidade que, certamente, já foi vivida por muitos de nós.
Acontece que algo tão simples como ter em mãos o seu próprio lápis de cor não é realidade de vários alunos de escolas públicas. Pensando nisso, um grupo de empresários iniciou uma corrente de solidariedade com o objetivo de arrecadar material escolar para ser doado. Aline Biasuz, uma das idealizadoras da ação, disse que a ideia surgiu após conhecer a história de crianças carentes da Vila Ipiranga. Ela conta que o município fornece o necessário para o uso em sala de aula, só que infelizmente os alunos não podem levar o material para casa. “ Eu quero que essa garotada sintaa euforia que eu tinhacom as minhas coisinhas. Lembro que a alegria era imensa quando eu encapava os cadernos com papel de presente colorido junto com as minhas irmãs. Se eu fechar os olhos, agora, posso sentir o cheiro do lápis de cor novo”, conta a empresária.
A campanha de arrecadação de material escolar tem grande apoio nas redes sociais e já recebeu muitas doações. O grupo aceita todos os itens da lista tradicional, como: lápis de escrever, lápis de cor, borracha, cola, cadernos grandes e pequenos, réguas, canetas, cartolinas, giz de cera, massa de modelar, tintas guache, estojos e mochilas (que podem ser usados e em bom estado). “Iniciamos no dia 8 de janeiro e desde então as pessoas entram em contato para saber como participar, onde entregar e quais crianças serão beneficiadas. Não importa a quantidade da doação, mas o gesto de participar. Um único lápis doado já fará a diferença para alguém”, explicou Aline.
O material arrecadado será destinado aos alunos de escolas pública de Passo Fundo. Como não será possível atender a todos, os idealizadores da campanha pedem que os professores entrem em contato para que a sua instituição possa ser incluída em um cadastro para a doação.
Serviço
Campanha: Até 15 de fevereiro
Pontos de arrecadação: Barbearia Independência, Desbravador Mecânica Pesada e Escola de Idiomas Rochfeller
Informações: Aline Biasuz (54-3045-5654) Gisele Biasuz (54-99650-0350)