Mulheres que tiveram câncer de mama podem sofrer com o reaparecimento da doença. Algumas vezes, até 20 anos depois do diagnóstico a doença pode voltar. Por isso, alguns estudiosos fizeram uma pesquisa onde pretendiam identificar quais os grupos de mulheres que correm mais riscos de reincidência.
O estudo publicado na revista Nature, recentemente, analisou os dados de 3.000 pacientes que receberam o diagnóstico de câncer de mama entre 1977 e 2005. Com os dados foram formados quatro subgrupos que tinham um risco elevado de reincidência tardia. Observou-se nesse estudo que um quarto das mulheres que tinham a forma mais comum da doença portavam risco entre 42% e 55% de ter o câncer novamente durante os 20 anos seguintes.
Alguns fatores de risco para a reincidência da doença são a idade, o tamanho e a natureza do tumor, além da presença de células cancerosas nos gânglios linfáticos. Mas ainda se sabe pouco sobre a taxa e as razões pelas quais a doença pode voltar.
O estudo também trouxe algumas novidade para o tratamento do câncer de mama, identificando alterações genéticas em cada um dos subgrupos. Na pesquisa também identificou-se casos que eram improváveis de acontecer a reincidência.
Este tipo de estudo ajuda futuramente a ter um melhor acompanhamento das pacientes e descobrir um melhor tratamento para cada pessoa.
Dr. Nicolas Lazaretti
Oncologista - Instituto do Câncer Hospital São Vicente
Mama – Ginecológico – Urológico – Sarcomas
CRM 27874
Mande suas dúvidas para o e-mail [email protected]