Serviço de Hemoterapia celebra oito anos e lança campanha de doação para 2019

Todos os doadores são especiais, por isso, o Serviço de Hemoterapia é equipado e preparado para atender a todos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Hemoterapia (SH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, comemorou seus oito anos, nesta sexta-feira,01 de março. Para celebrar, a direção do HSVP, colaboradores do SH e instituições parceiras se reuniram no Serviço e cantaram parabéns. Na ocasião, o Serviço de Hemoterapia lançou a campanha de doação de sangue de 2019 Temos o direito de ser DIFERENTES e de ser tratados como IGUAIS”

 

Todos os doadores são especiais, por isso, o Serviço de Hemoterapia é equipado e preparado para atender a todos. Conforme Hematologista e Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, várias ações para melhor atender os doadores são realizadas na Hemoterapia desde 2016. Ela destaca que serviço conta com folders informativos dos critérios básicos para a doação de sangue, da campanha deste ano em braile (Sistema de Escrita Tátil), estrutura adaptada para cadeirantes, três funcionários do setor fazem o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de folders em língua inglesa. “Todos os doadores são muito especiais e de extrema importância, pois sem eles não teria como atender a demanda transfusional da instituição. Através do gesto de solidariedade e amor ao próximo, o doador de sangue auxilia no tratamento de muitos pacientes, e neste sentido, o SH sabe da importância de que todos os doadores se sintam acolhidos", evidencia Cristiane. 



Os representantes da direção do HSVP, vicentinos João Lorandi e Maria Helena, que participaram da comemoração e lançamento da campanha parabenizaram os oito anos, o trabalho do Serviço de Hemoterapia e busca constante pela qualidade do atendimento aos doadores e pacientes. “A doação é algo que está no espírito dos vicentinos, então entendemos a grande importância deste gesto nobre de solidariedade. Sabemos da importância da doação e do sangue para salvar a vida de muitas pessoas. É só através da ação voluntária da doação que é possível conseguir o sangue, não há como fabricá-lo, por isso é tão importante reforçar e realizar campanhas como esta, lançada hoje”. 



Doador solidário não mede esforços para fazer sua parte

Fábio Flores, possui uma deficiência visual, é doador de sangue, e faz questão de fazer este gesto sempre! "Iniciei doando para um familiar que precisava há uns 10 anos e depois passei a doar constantemente. A doação de sangue é muito importante porque salva vidas e cada vez mais as pessoas precisam se conscientizar disso e colaborar com quem precisa", evidencia o mesmo, falando ainda sobre a estrutura do Serviço. "Aqui na Hemoterapia somos acolhidos e atendidos de forma humanizada e a equipe nos auxilia em tudo que é preciso! Eu aconselho as pessoas, aos outros que tem deficiência que façam esse gesto, pois é nobre".

 

Assim como Fábio, Everton de Souza, vê no gesto da doação, além de um ato de cidadania uma forma de inclusão. “A doação primeiramente é uma forma de ajudar outras pessoas, saber que podemos salvar vidas é muito gratificante. Outro ponto é que, doar é um gesto de cidadania, muitas vezes cobramos direitos e esquecemos que também temos deveres e a doação é uma delas. Se todos fazem sua parte não falta sangue. Além disso, a doação de sangue é uma forma de inclusão, pois não é porque eu tenho uma deficiência que não posso fazer parte e ajudar os outros”, enaltece o doador que possui uma deficiência visual.

 

A Campanha “Temos o direito de ser DIFERENTES e de ser tratados como IGUAIS” do Serviço de Hemoterapia conta com o apoio da APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos), ACD (Associação Cristã de Deficientes de Passo Fundo) e APACE (Associação Passofundence de Cegos).

Gostou? Compartilhe