A Corsan vai começar a notificar, dar novo prazo e descontos para moradores de residências que ainda não fizeram a conexão exigida com a rede coletora de esgoto. São mais de 10 mil ao todo que possuem rede de esgoto passando na rua, mas não estão conectadas. A estatal vem realizando obras de melhoramento do tratamento de esgoto no município, e que dependem também da colaboração da população para realizar a conexão a rede. Passo Fundo possui 5.857 residências que devem se ligar em redes já executadas há mais de três anos e 4.200 residências que precisam se conectar em redes que foram concluídas no final de 2018.
As moradias que devem se ligar a rede antiga do sistema da Corsan estão localizadas no Centro, Vila Fátima, Annes, Vergueiro, Victor Issler, parte da Petrópolis, São José, Leonardo Ilha I e II e Loteamento Coronel Massot. Já para as redes concluídas no ano passado, as residências estão localizadas na Vila Rodrigues, Cruzeiro, Santa Maria, Ricci, Vila Nova, Vila Popular e Vila Entre Rios. De acordo com o superintendente da Corsan, Aldomir Santi, há resistência por parte da população em reconhecer que a coleta e tratamento de esgoto tem custo e tem um propósito, se tornar economicamente viável a manutenção e a expansão do serviço para outras pessoas. “Além do benefício para o meio ambiente, saúde, economia em remédios, consultas médicas e melhora da qualidade da água”, disse.
Apesar das notificações e dos prazos oferecidos à comunidade, o número de conexões era inferior ao esperado. Agora, em menos de 60 dias as residências que precisam realizar a conexão da rede devem receber uma notificação da Corsan e serão oferecidos mais prazos e benefícios. “Quanto antes as pessoas ligarem mais vantagens vão ter. Tanto nos valores da ligação quanto nos prazos de carências, além de não precisar pagar pela disponibilidade em que a tarifa é o dobro do valor de uma ligação normal”, ressalta Santi. Após a comprovação da ligação à rede, a pessoa terá 75% de desconto na tarifa e carência de seis meses. De 31 a 60 dias após a notificação o desconto será de 50% e a carência de três meses.
ETE Araucárias
Uma das obras, anunciada ainda em fevereiro de 2017, refere-se ao aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Araucárias, que está em andamento com investimentos de R$12,6 milhões. Atualmente, a ETE Araucária tem capacidade de tratamento de 230 litros por segundo. Após as obras de adequação, serão suportados até 300 litros por segundo. A previsão de conclusão é para 2021.
Processo de conexão à rede
Passo 1: primeiro o usuário deve solicitar à Corsan o serviço de conexão. Esse ligamento é realizado entre a caixa coletora de esgoto e a caixa de esgoto da calçada, que fica em frente à residência.
Passo 2: em seguida, o morador deve ligar a caixa de esgoto da calçada até a parte interna do seu terreno, a chamada ligação intradomiciliar. Este segundo passo não é realizado pela companhia e fica a custo de cada usuário.
Passo 3: por fim, é realizado um cadastro e o morador pagará a tarifa pela utilização do serviço, que equivale a 47% da conta ou 70% do volume de água.