Enquanto os alunos não retomam as atividades, educadores das escolas da Rede de Educação Notre Dame de Passo Fundo participaram da Semana Pedagógica, cuja programação iniciada na quinta-feira, 07, encerrou ontem. Na data que marcou a retomada das atividades profissionais, os docentes do Colégio Notre Dame, por exemplo, conheceram o projeto pedagógico que, em 2019, conduzirá os educandos pela construção de saberes diversos, culminando em exposições na Feira do Conhecimento Notre Dame. Atendendo, especificamente, a um dos princípios da Rede de Educação Notre Dame, o cuidado com a vida do planeta, do outro e de si será estimulado, a partir da obra Planeta Terra: um tesouro em nossas mãos, escrita por Clarice Castro. Por isso, a autora reuniu-se com os educadores, destacando a importância de abordar a sustentabilidade em sala de aula e de repensar os cuidados com o meio ambiente.
No mesmo dia, os docentes da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram de uma dinâmica, por meio da qual analisaram as emoções despertadas por sua profissão. Além disso, aprofundaram e construíram saberes a respeito da inclusão no ambiente educacional.
Ainda durante a abertura da Semana Pedagógica, o corpo docente da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel participou de momento de reflexão, motivado pela Campanha da Fraternidade, acerca de como a sua atuação profissional é capaz de fomentar a cidadania. Os educadores ainda se debruçaram sobre o plano de ensino da Educação Infantil - já elaborado segundo as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na manhã de sexta-feira (08), os professores das três instituições de ensino uniram-se aos do Colégio Notre Dame Aparecida, localizado em Carazinho, para confraternizar e compartilhar vivências. “Somos a Rede de Educação Notre Dame e precisamos fortalecer isso, permitindo o diálogo entre os profissionais de diferentes escolas, trocando ideias, partilhando projetos e sonhos”, afirma o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima.
Mais de 400 participantes assistiram à palestra “A importância de cuidar de quem cuida”, durante a qual a médica clínica e nefrologista, Fabiana Piovesan, enfatizou os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e orientou os presentes sobre como prevenir doenças. Segundo a diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn, o tema reflete a compreensão de que é preciso estar bem para acolher bem os estudantes.
Além disso, eles foram convidados a compreender a dinâmica do mundo atual, percebendo a tecnologia como uma importante ferramenta para a pesquisa e para a retomada da criatividade dos estudantes durante a palestra “Os desafios e oportunidades de um mundo digital e conectado para a educação”, ministrada pelo Doutor em Informática na Educação, Adriano Canabarro Teixeira. Para isso, o palestrante fez uso da interatividade, disponibilizando conteúdos multimídias através de hyperlinks e QR-Codes, e desafiou-os a repensar as novas relações que a tecnologia estabelece com o saber.
Na sequência da Semana Pedagógica, que se estendeu até terça-feira (12), os professores do Colégio Notre Dame participaram de reuniões de planejamento, segmentados por nível de ensino e área do conhecimento, além de capacitação para o uso da TAW Board: uma lousa digital que possibilita a interação com projeções e a reprodução de materiais em diferentes mídias. A plataforma permite que as aulas registradas na lousa sejam armazenadas em arquivos no formato PDF, o que facilita a revisão de conteúdos e otimiza o processo de aprendizagem.
Durante palestra ministrada pela Especialista Pedagógicada Editora SM, Daniela Pedra Mattos, os educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus, por sua vez, aprofundaram sua compreensão acerca das competências e habilidades que, elencadas na Base Nacional Comum Curricular, devem ser desenvolvidas nos diferentes níveis de ensino.
Volta às Aulas
Entre quarta (13) e quinta-feira (14), de acordo com o segmento e a instituição de ensino em que estão matriculados, os educandos Notre Dame darão seus primeiros passos por uma nova trajetória de aprendizagens.