Com a ideia de que livros não devem ficar estacionados em estantes sem passar pelo maior número de leitores possível, uma livraria de Passo Fundo desenvolveu uma iniciativa de distribuir livros gratuitos. O estabelecimento, que fica na Rua Coronel Chicuta, montou, no início desta semana, uma caixa com mais de 200 exemplares, oriundos de doações, para os interessados e amantes da literatura.
Porém, em dois dias consecutivos, na quarta e quinta-feira (14), não só os livros foram levados, como a caixa. Na quarta, segundo a proprietária do negócio, Josiane Boakowicz, quem levou a caixa a trouxe novamente. Porém, na tarde de ontem, quem pegou não havia devolvido a caixa até o momento em que a reportagem de ON esteve no local.
Josiane explica que o objetivo é fazer com o que os livros circulem, já que não há sentido em mantê-los guardados. Como o local só comercializa exemplares novos, surgiu a ideia de distribuí-los sem custo. “Eram livros que não poderiam ser vendidos aqui”, comenta. O desejo é continuar com o projeto. Porém, como a caixa foi subtraída, a proprietária pede para quem tiver livros parados em casa doarpara a livraria. Da livraria, serão novamente colocados na caixa e estarão à disposição de outros leitores.
Galeria Estação da Arte
Já está começando a movimentação para as exposições de 2019 na Galeria Estação da Arte. O espaço, que fica na antiga estação ferroviária, no Parque da Gare, é destinado a exposições de artistas locais e atividades culturais. Para isso, o regulamento está sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura, através do setor Artes Visuais. O texto do regulamento passará também por apreciação do Conselho de Políticas Culturais. A Galeria Estação da Arte será coordenada pela Secretaria de Cultura com a colaboração dos grupos integrantes ativos do setor de Artes Visuais do município. Tão logo a programação seja definida, os nomes das exposições e artistas serão divulgados.