A segunda-feira, 18 de fevereiro, será mais alegre, mais festiva e mais colorida nas escolas da rede municipal de educação. Isso, porque recebem, nos respectivos turnos, os cerca de 16 mil alunos matriculados nas escolas mantidas pela Prefeitura de Passo Fundo. Darão início ao ano letivo de 2019 as mais de 70 escolas municipais, que contam com a atuação de mais de 1.200 professores.
Os dias que antecederam ao início das aulas foram de reuniões entre equipes diretivas, professores e funcionários, que aproveitaram a ocasião para realizar as ações de planejamento pedagógico para o ano, organizar o ambiente das instituições e preparar as atividades de recepção às crianças. Paralelo a este trabalho, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, empenhou esforços para atender as demandas das escolas, desde melhorias na estrutura física, com reparos e adequações, bem como a organização do quadro de recursos humanos. Tudo isso para dar início ao ano letivo de 2019 com tranquilidade.
Bons números
Enquanto diversos municípios gaúchos estão com defasagem de vagas para crianças em idade pré-escolar, chegando a déficits superiores a mil vagas, em Passo Fundo os números são bastante animadores. Todas as crianças inscritas para as Escolas Municipais de Educação Infantil para o ano letivo de 2019 conseguiram vaga dentro do critério de zoneamento, que considera a região da cidade onde mora o aluno. “Nenhuma criança inscrita ficou sem designação dentro do seu zoneamento, ou seja, este ano podemos afirmar que nenhuma criança inscrita ficou fora da escola nessa etapa”, comemora o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
Esses dados refletem a preocupação da administração municipal em ampliar a oferta de vagas, o que pode ser também verificado através do aumento do número de escolas.