Chegou o momento de retornar aos estudos. Após as férias de verão, o período letivo na Universidade de Passo Fundo (UPF) inicia nesta quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, no Campus I, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi. A volta às aulas é um momento importante de reencontro entre estudantes, professores e funcionários da Instituição. Contudo, também representa o início de uma nova caminhada, já que milhares de estudantes estão iniciando os estudos na graduação, sonhando com o futuro no mercado de trabalho.
Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o início do ano letivo significa uma nova oportunidade de aprendizado, tanto profissional quanto pessoal, uma vez que o conhecimento e as vivências que marcam esse período serão levados por toda a vida do graduando UPF. “Damos boas-vindas para o semestre que ora se inicia, desejando que os estudantes possam agregar à vida profissional e pessoal excelentes experiências de aprendizado, conciliando excelência acadêmica aos valores humanos mais elevados. Tenho certeza que os acadêmicos serão muito bem recebidos por nossos educadores e por toda a grande família UPF, e que terão um ano letivo à altura das suas melhores expectativas, com alegria, serenidade e realizações”, destaca a reitora.
Os calouros serão recepcionados com atividades especiais ao longo da semana. Já os professores, que retornam nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, participarão de uma Aula Magna, que acontece no dia 20 de fevereiro e que terá como temática a “Neuroeducação e os desafios da universidade”.
Aula Magna 2019
A Aula Magna 2019, que convida os docentes à reflexão sobre a “Neuroeducação e os desafios da universidade”, será ministrada pelo professor Dr. Darlei Dall’Agnol, no dia 20 de fevereiro, no Centro de Eventos da UPF. O ministrante é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em Filosofia na Universidade de Bristol, Inglaterra, e pós-doutor em Metaética pela Universidade de Michigan, Estados Unidos. Dall’Agnol tem diversas publicações no Brasil e no exterior.
No evento, os participantes discutirão sobre os desafios colocados às universidades enquanto promotoras da construção do conhecimento considerando os avanços da neurociência. Os estudos a respeito do funcionamento do cérebro impactam diretamente, dentre outras áreas, a educação, e, por consequência, os processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino considerando os aspectos cognitivos, emocionais, éticos e sociais envolvidos na construção do conhecimento e na formação humana.
O credenciamento dos docentes inicia às 18h30 e a abertura oficial será às 19h. As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário disponível em upf.br/nap.