Hemopasso busca doadores para ter estoque no feriadão

São necessários pelo menos 50 doadores por dia até sexta-feira. Na quinta-feira, 28, Hemopasso abrirá durante todo o dia e doações poderão ser feitas com agendamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em preparação para o feriado prolongado de Carnaval, o Hemopasso está em busca de doadores para garantir o estoque de sangue para os 140 municípios atendidos. Até a sexta-feira, a necessidade é de que, pelo menos, 50 pessoas façam a doação por dia. Para ampliar o número de doadores, na quinta-feira, dia 28, o hemocentro ficará aberto durante todo o dia para receber doações. Para quem prefere agilizar a doação é possível fazer o agendamento pelo telefone 54 3311-5555.


Nesse período que antecede o Carnaval é importante que os doadores se organizem para ajudar o Hemopasso a manter o estoque com um volume suficiente para o atendimento. Todas as doações são recebidas, mas o pedido é para que principalmente pessoas com sangue de fator negativo façam a doação, em especial doadores do tipo O negativo. Durante o final de semana, segunda e terça-feira, o Hemopasso funcionará apenas em regime de plantão para atendimento de 47 hospitais. O atendimento ao público volta ao normal a partir da quarta-feira. Por isso é importante que as pessoas se organizem e antecipem a doação.


Como doar
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.


São impedimentos temporários para a doação a gripe ou febre; gestantes ou mães que amamentam bebes com menos de 12 meses; até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana; tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas); herpes labial; além de outros critérios que podem ser verificados por ocasião da entrevista de triagem.

Gostou? Compartilhe